visão geral

asd

O Laboratório Associado CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, denominado anteriormente CICECO - Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, criado em Março de 2002 na Universidade de Aveiro, tem como missão desenvolver a base de conhecimento científico e tecnológico necessária para a produção e transformação inovadora de materiais cerâmicos, híbridos orgânicos-inorgânicos e materiais para um desenvolvimento sustentável.

O CICECO é hoje o maior instituto português em matéria de Engenharia e Ciência dos Materiais. Com mais de 370 pessoas o grupo é formado por 46 Professores, 37 Investigadores e, à data de Dezembro de 2016, 89 Pós-Doutorados, 108 estudantes de doutoramento e 81 outros estudantes. A atividade é apoiada por 12 elementos de pessoal técnico e administrativo.

 

Diretor
João Rocha

Vice-Diretor
Joaquim Vieira

Vice-Diretor
Luís Dias Carlos

Vice-Diretor
João Coutinho

 

missão

Desenvolver a base do conhecimento científico e tecnológico necessária à produção e transformação inovadoras dos materiais, para um desenvolvimento sustentável e em proveito da sociedade (dos cerâmicos à matéria mole e aos materiais híbridos).

 

visão

Fortalecer a nossa liderança enquanto laboratório europeu de investigação interdisciplinar no domínio dos materiais;

Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura científica em Portugal;

Educar estudantes nos mais elevados padrões de exigência científica;

Estimular a inovação no sector industrial.

 

linhas de investigação

i) Tecnologias da Comunicação e Informação;

ii) Energia e Aplicações Industriais;

iii) Sustentabilidade e Saúde;

iv) Computação e Modelação.

 

produção científica

O CICECO é um dos grupos de investigação mais produtivos do país em todas as áreas científicas. Entre 2002 e 2016 registámos:

  • média anual de 4,9 artigos SCI (Science Citation Index) publicados por Professor/Investigador;
  • 5447 artigos SCI (muitos em jornais de topo);
  • 118 pedidos de patente, dos quais 41 internacionais;
  • 271 Teses de Doutoramento.

 

contexto internacional

O CICECO é verdadeiramente um grupo de investigação internacional:

  • 40% dos Investigadores e 31% dos Pós-Doutorandos são estrangeiros;
  • faz parte da principal rede de investigação Europeia em materiais;
  • fez parte de várias Redes de Excelência: FAME e INTERREG IIIB (MNAA), bem como de projetos integrados (p.e. WACHEUP) que contribuíram para a internacionalização da investigação realizada e para a formação de recursos humanos;
  • encontra-se acreditado com o estatuto de Centro Europeu de Pós-Graduação (Marie Curie Trainig Site) em Materiais Cerâmicos Avançados, sendo um dos poucos laboratórios nacionais com este estatuto.

 

transferência de tecnologia

O CICECO está empenhado numa efetiva interação com o tecido empresarial, no sentido de transferência de conhecimento, através do seu Centro de Design e Tecnologia de Materiais-CDTM. Muitos projetos são desenvolvidos em colaboração com empresas ou clubes de empresas como, por exemplo, a IDPoR - Plataforma de Investigação e Desenvolvimento em Polímeros de Fontes Renováveis.

 

equipamento

O CICECO possui laboratórios bem apetrechados e um dos mais importantes parques instrumentais do país incluindo, nomeadamente microscópios eletrónicos, difractómetros de raios-X e espectrómetros de RMN de sólidos.

 

Eventos
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg