Mobilizar competências tecnológicas em Engenharia de Superficies
Logos
tipo de financiamento Industry National
programa 03/SI/2017
acrónimo/
referência
ON-SURF
referência alternative POCI-01-0247-FEDER-024521
grupo(s) de investigação 3 - materiais de carbono, compósitos e revestimentos funcionais;
departamento Materials and Ceramic Engineering (DEMaC)
período de execução 2018-10-01 - 2021-09-30 ( 36 Meses )
resumo/
palavras-chave
O projeto ON-SURF é um Programa Mobilizador que envolve transversalmente empresas Nacionais de diferentes sectores de atividade e entidades não empresariais do SI&I, num consórcio alargado, em torno do eixo prioritário na Agenda da Inovação Internacional, a Engenharia de Superfícies.
Pretende-se desenvolver e aplicar processos de modificação de superfície que promovam soluções avançadas e inovadoras em diferentes sectores de atividades, tais como Automóvel, Aeronáutica, Moldes & Ferramentas, Saúde e Eletrónica; alinhados com os objetivos estratégicos dos Clusters Nacionais: Health Cluster Portugal, EnergyIN, Engineering &Tooling, Mobinov, Produtech, Tice.pt.
O projeto envolve empresas posicionadas em toda a cadeia de valor, as modificadoras de superfície, as aplicadoras das soluções e os utilizadores finais, pretendendo ser um embrião para uma iniciativa alargada que pretende trazer para a ribalta um conjunto de competências científicas e tecnológicas, reconhecidamente existentes em Portugal na área da Engenharia de Superfícies. O ON-SURF visa, através da mobilização dos diferentes atores que constituem o consórcio, implementar um centro de competências tecnológicas sob este tema estratégico para catapultar as empresas para o mercado internacional através de produtos inovadores, integrando novos processos de manufatura e engenharia.
coordenador
/ip local
Filipe José Alves de Oliveira
ciceco status Parceiro
instituição proponente TE AND M - TECNOLOGIA E ENGENHARIA MATERIAIS
instituições participante(s) TEANDM - Tecnologia, Engenharia e Materiais S.A. (Proponente); P.M.M.- Projectos,Moldes,Manufactura Lda; Prirev - Equipamentos e Revestimentos Técnicos Lda; Palbit, S.A. ; Moldit - Indústria de Moldes S.A.; Durit - Metalurgia Portuguesa do Tungstenio Lda; Metalurgica Lurga Lda
Inovatools Portugal, Lda; Distrim 2 - Indústria, Investigação e Desenvolvimento Lda
Tj Moldes S.A.; Leica-Aparelhos Opticos de Precisão S.A.; Muroplás-Industria de Plásticos, S.A.; Volkswagen Autoeuropa, Lda; Belo Inox S.A.; Instituto Pedro Nunes-Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciencia e Tecnologia Universidade de Coimbra; Universidade do Minho; Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Aveiro; Instituto Politecnico de Bragança; Instituto Superior de Engenharia do Porto; Centimfe - Centro Tecnológico da Indústria De Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos
participação industrial Sim
parceiro(s) internacional Não
orçamento total 5.500.000€
orçamento ciceco 317.108€
centro de custos 3.50.223
link http://www2.centimfe.com/onsurf/
publicações
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg