Identificação da valorização de subprodutos da atividade agrícola com a produção de alimentos compostos para animais, plásticos biodegradáveis e tratamento de efluentes animais
tipo de financiamento Other National
acrónimo/
referência
Waste2Value
referência alternative PDR 2020 – 1.0.1-031824
grupo(s) de investigação 2 - nanoestruturas e cerâmicos ferróicos multifuncionais ;
departamento Chemistry (DQ)
período de execução 2017-12-01 - 2020-11-30 ( 36 Meses )
resumo/
palavras-chave
A produção agrícola em Portugal gera elevadas quantidades de diferentes subprodutos que maioritariamente são escoados para alimentação animal direta ou para aterro sanitário. A UE promove e incentiva o aproveitamento desses materiais de forma a criar valor acrescentado, recuperar e reciclar materiais que possam ser usados em outras aplicações e assim contribuir como alternativa ao uso de recursos naturais escassos.

A oportunidade de valorizar subprodutos da atividade agrícola surge como uma necessidade dos produtores e da sociedade para a produção sustentável de alimentos. Apesar da oportunidade estar identificada, a sua concretização tem sido inviabilizada dada a perecibilidade dos subprodutos agrícolas. No entanto, a oportunidade surge através de tecnologias recentes que utilizam energia renovável, de reduzida dimensão e de fácil implementação junto dos produtores, e que permitem a estabilização por secagem, viabilizando o seu armazenamento e transporte.

Há uma grande necessidade de explorar estratégias alternativas para reduzir o uso profilático de antibióticos em alimentos compostos para animais (ACA) face à crescente resistência de bactérias patogénicas. A incorporação de prebióticos e fitobióticos de subprodutos pode traduzir-se numa redução ou eliminação dessas práticas. Os subprodutos que não são nutricionalmente adequados à incorporação em ACA ou os resíduos provenientes da extração dos compostos de interesse poderão ser aproveitados como materiais poliméricos biodegradáveis para uso agrícola e/ou transformados em produtos carbonáceos para tratamento de efluentes animais, diminuindo a sua carga orgânica e também de antibióticos de uso veterinário.
coordenador
/ip local
Manuel António Coimbra (QOPNA)
ciceco status Parceiro
instituição proponente ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DÃO LAFÕES E ALTO PAIVA
instituições participante(s) ANCOSE - ASSOCIACAO NACIONAL DE CRIADORES DE OVINOS SERRA DA ESTRELA; ERVITAL, LDA; INDUMAPE - INDUSTRIALIZAÇÃO DE FRUTA S.A.; INSTITUTO POLITECNICO DE VISEU; OVARGADO-SOCIEDADE COMERCIAL E INDUSTRIAL DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS S.A.; SILVEX - INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS E PAPÉIS, S.A.; UNIVERSIDADE DE AVEIRO; VASCO PINTO & AGOSTINHO SOUSA PRODUTOS HORTICOLAS E ERVAS AROMATICAS LDA
participação industrial Sim
parceiro(s) internacional Não
orçamento total 418.467€
centro de custos 3.51.142
link http://waste2value.pt/
publicações
Adicionar uma nova publicação / Add new Publication
Adicionar uma nova publicação / Add new Publication
Adicionar uma nova publicação / Add new Publication
Adicionar uma nova publicação / Add new Publication
Adicionar uma nova publicação / Add new Publication
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg