SUB0 - Aumento da vida de ferramentas e orgãos de máquinas por tratamento térmico específico
Logos
tipo de financiamento Industry National
programa IDEIA - I&D Empresarial Aplicado
acrónimo/
referência
SUB0
referência alternative 13-05-04-FDR-00006
grupo(s) de investigação 3 - materiais de carbono, compósitos e revestimentos funcionais;
departamento Materials and Ceramic Engineering (DEMaC)
período de execução 2006-05-31 - 2007-11-30 ( 18 Meses )
resumo/
palavras-chave
O consórcio, criado no âmbito da presente candidatura, entre a empresa F. Ramada, Aços e Indústrias, S.A e a Universidade de Aveiro tem como objectivo o desenvolvimento de uma tecnologia de tratamento térmico não convencional, destinado à produção de ferramentas e engrenagens com melhores características de resistência ao desgaste e de estabilidade dimensional em serviço.

Esta melhoria de características potencia: um aumento da produtividade dos processos de conformação nos quais as ferramentas serão aplicadas; uma maior durabilidade dos componentes mecânicos (ferramentas e órgãos de máquinas); uma redução das despesas de manutenção desses componentes; e a diminuição do custo final dos produtos conformados.

A essência da tecnologia a desenvolver assenta numa transformação controlada e a temperaturas inferiores a 20ºC da austenite residual presente nos aços após têmpera. O processo apesar de conhecido há vários anos (normalmente é referido na literatura como sub-zero ou criogénico entre outros) encontra-se insuficientemente caracterizado do ponto de vista científico, tendo por isso reduzida expressão comercial.

O presente projecto pretende contribuir para o aumento do conhecimento científico acerca dos mecanismos de transformação da austenite (no domínio das temperaturas negativas) e procura a exploração comercial dos resultados encontrados no âmbito da concretização dos objectivos do projecto.

O trabalho a desenvolver contempla 6 fases e 21 tarefas, englobando a concepção, construção e parametrização de um equipamento industrial; a parametrização do processo produtivo; o desenvolvimento de produtos orientados para mercados alvo; a realização de ensaios de caracterização e de comparação entre os produtos tradicionais e os desenvolvidos no âmbito das etapas previstas no projecto.
coordenador
/ip local
Filipe José Alves de Oliveira
ciceco status Coordenador
instituição proponente Universidade de Aveiro (UA)
instituições participante(s) F. Ramada, Aços e Indústrias S.A.
participação industrial Sim
parceiro(s) internacional Não
orçamento total 120.030€
orçamento ciceco 21.600€
centro de custos 3.50.118
link http://projectos.adi.pt/actions/project?id=C12/2005/0294&search=global&actionbean=actions/project
publicações
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg