Maksim Starykevich vence Prémio Jovem Investigador em Electroquímica 2017

O pós-doc no CICECO / Departamento de Engenharia de materiais e Cerâmica na área da Electroquímica, Maksim Starykevich, foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Electroquímica (SPE) com o Prémio Jovem Investigador em Electroquímica 2017, devido à sua atividade de investigação científica naquela área de conhecimento. O prémio é entregue em maio, no encontro da SPE, a decorrer na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto.
Maksim Starykevich, 29 anos, é investigador de pós doutoramento no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMAC) e no CICECO, integrando o grupo de investigação “Materials for Energy and Functional Surfaces” do laboratório “Solid State Ionics”, sob supervisão do professor do DEMAC Fernando M.B. Marques.

João Tedim recebe Medalha Carl Wagner 2017

João Tedim foi recentemente distinguido com a Medalha Carl Wagner de Excelência em Engenharia Eletroquímica 2017 da Federação Europeia de Engenharia Química. Investigador do CICECO e do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da Universidade de Aveiro (UA), a distinção homenageia as contribuições de João Tedim para a investigação nas áreas de eletroquímica aplicada e engenharia eletroquímica.
O investigador tem-se destacado na área do desenvolvimento de revestimentos funcionais para substratos metálicos usados na indústria automóvel, aeronáutica e marítima. Este trabalho tem sido realizado no âmbito de projetos nacionais e internacionais, em colaboração com institutos e parceiros industriais de vários países.

Sónia Patrício recebe Prémio Jovem Investigador em Eletroquímica 2016

Sónia Patrício, investigadora de pós-doutoramento do CICECO / Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da Universidade de Aveiro, foi distinguida com o Prémio Jovem Investigador em Eletroquímica 2016; um galardão atribuído pela Sociedade Portuguesa de Eletroquímica com o objetivo de estimular a atividade de investigação científica nesta área.
Foi com surpresa que Sónia Patrício recebeu a notícia: “há excelentes investigadores nacionais em eletroquímica, pelo que a probabilidade de alcançar este galardão era muito baixa”, explica a investigadora que durante o seu doutoramento estudou a fundo o desenvolvimento de materiais híbridos para aplicação em sensores eletroquímicos e desde 2011 tem estado a trabalhar com o docente do DEMaC e investigador do CICECO, Fernando Marques, no desenvolvimento de materiais cerâmicos compósitos multifuncionais: desde pilhas de combustíveis a membranas eletroquímicas para emissões zero de CO2.

Mário Ferreira ganha European Corrosion Medal da EFC

Mário Ferreira, investigador do CICECO e diretor do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da Universidade de Aveiro (UA), foi novamente distinguido pela European Federation of Corrosion (EFC), que acaba de lhe atribuir a European Corrosion Medal. A distinção será entregue durante os Congressos EUROCORR 2017, 20th ICC & Process Safety Congress 2017, que vão decorrer em Praga, de 3 a 7 de setembro.
Em 2014, o Professor Mário Ferreira foi o contemplado com a Medalha Cavallaro, criada pela Universidade de Ferrara e atribuída, desde 1965, a um cientista que se tenha distinguido particularmente pela sua actividade e publicações no campo da corrosão. A medalha foi-lhe entregue durante a EUROCORR 2014, realizada em Pisa, em Itália.

Mikhail Zheludkevich vence Prémio Tajima da ISE

Mikhail Zheludkevich é o vencedor do Prémio Tajima da Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE). O galardão, entregue por uma das mais importantes e representativas sociedades científicas ligadas à área da eletroquímica, reconhece o trabalho científico que o investigador da Universidade de Aveiro (UA) tem desenvolvido na ciência ligada à corrosão, especialmente através da descoberta de técnicas eletroquímicas localizadas e de revestimentos de proteção. O prémio vai ser anunciado no encontro anual da ISE que se realizará entre 21 e 26 agosto, na Holanda, e que vai reunir os grandes cientistas mundiais ligados à Eletroquímica.

Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg