Ana Maria B C Segadães
  Professor Associado com Agregação  
   
  telefone: 234 370 236  
  extensão: 22 912  
  e-mail: segadaes@ua.pt  
  departamento: Engenharia de Materiais e Cerâmica  
  gabinete: 9.2.13  
   
  grupo: 4 - biorrefinarias, materiais de origem biológica e reciclagem
 
  linha: 3 - sustentabilidade e saúde
 
factor de pesquisa no isi web of knowledgeSM: Segadaes, AM  
  url directo: http://www.ciceco.ua.pt/AnaSegadaes  
     
Perfil biográfico

A Prof. Ana M. Segadães é Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, Portugal, e especializou-se em Ciência e Engenharia de Materiais ao ser contratada como docente na Universidade de Aveiro.

Obteve o grau de PhD na Universidade de Sheffield, UK (1982), com um trabalho sobre o equilíbrio de fases em refratários cromo-magnesíticos (tendo recebido o prémio Berthold Eichler para a melhor Tese de PhD desse ano). Parte deste trabalho foi apresentado na primeira Conferência Internacional sobre Refratários, em Tóquio, 1983.

A especialização em Diagramas de Equilíbrio de Fases originou o convite para um primeiro pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos-SP em 1986, que se alargou em colaborações com várias outras instituições brasileiras (Instituto de Pesquisas energéticas e Nucleares em São Paulo, Universidades Federais de Campina Grande na Paraíba, do Rio Grande do Norte em Natal e de Sergipe em Aracajú, e Universidade de Caxias do Sul).

Em 1989-90 realizou um pós-doutorado na Universidade da California em Santa Barbara, USA (com A. G. Evans e F. F. Lange), sobre microestrutura de interfaces e energia de fratura em materiais compósitos e equilíbrio de fases em supercondutores de elevada Tc, que se alargaram à reologia e processamento coloidal de cerâmicos e a colaborações com o Instituto Nacional de Tecnologia no Rio de Janeiro, no Brasil, e a Universidade da Beira Interior na Covilhã, em Portugal.

Estudos na área da síntese de pós de óxidos por reação de combustão de soluções levaram a projetos conjuntos com as Universidades Federais de São Carlos e do Rio de Janeiro, no Brasil, com a Universidade de Coimbra em Portugal, e com o Instituto de Cerâmica e Vidro de Madrid, em Espanha.

Também a área ambiental e a reciclagem e re-utilização de resíduos industriais ganhou relevância, resultando em colaborações com as Universidades Federais de Santa Catarina em Florianópolis e do Rio Grande do Norte em Natal, com a Universidade do Estado de Santa Catarina em Joinville, com a Universidade de Caxias do Sul e com o Instituto de Pesquisas energéticas e Nucleares em São Paulo, no Brasil, e com a Universidade da Cantábria em Bilbao, Espanha.

A Prof. Ana M. Segadães obteve o mais alto grau (Agregação) na carreira académica das universidades portuguesas em 1998; recebeu, em 1989 e 2003, o prémio para o melhor trabalho no congresso da Associação Brasileira de Cerâmica, e em 2007 o de melhor poster no 6th International Latin-American Conference on Powder Technology (PTECH’2007); até à data, orientou com sucesso 02 Pós-Doutoramentos, 12 Teses de Doutoramento e 08 Dissertações de Mestrado; tem 04 Patentes registradas (03 em simultâneo com o Brasil); apresentou 28 lições convidadas; e publicou dois livros em Português e 95 artigos em journais do Science Citation Index, que lhe valeram 1271 citações e um H-index de 19.

Interesses científicos

Diagramas de Fases e Refratários, em particular betões refratários de baixo cimento e comportamento de hidratação dos aluminatos de cálcio, cimentos de fosfato de magnésio, empacotamento e processamento de partículas cerâmicas, cerâmicos porosos estruturais e engenharia de microestruturas, síntese de pós de óxidos por combustão, planeamento de experiências com misturas (superfícies de resposta), e reutilização e reciclagem de resíduos e sub-produtos industriais.

Projectos


publicações

 
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg