HARDCorr - Desenvolvimento de metal duro com elevada resistência ao desgaste e à corrosão
Logos
tipo de financiamento Industry National
programa QREN - I&D em Co-Promoção
acrónimo/
referência
HardCorr
referência alternative POCI-01-0247-FEDER-003382
grupo(s) de investigação 3 - materiais de carbono, compósitos e revestimentos funcionais;
departamento Materials and Ceramic Engineering (DEMaC)
período de execução 2015-10-01 - 2018-03-31 ( 30 Meses )
data de extensão projeto 2018-06-30 ( 3 Meses extra )
resumo/
palavras-chave
O Projeto HARDCorr tem como principal objetivo a investigação e o desenvolvimento de novas composições de metal duro para a produção de componentes com elevada resistência ao desgaste e à corrosão, bem como o desenvolvimento da tecnologia pulverometalúrgica necessária à produção industrial na empresa DURIT ? Metalurgia Portuguesa do Tungsténio Lda.
As novas composições desenvolvidas e a respetiva tecnologia permitirão a produção industrial de componentes geometricamente complexos e com propriedades técnicas melhoradas particularmente ao nível da resistência à corrosão, encontrando-se orientados para os setores industriais do petróleo, do gás e da indústria química, traduzindo-se em ganhos de performance, novas funcionalidades e longevidade relativamente aos componentes atuais.
O plano de trabalho, a desenvolver durante 30 meses, centra-se no desenvolvimento de graus baseados em sistemas compostos por partículas de WC de granulometria finas (1,2_m) a ultrafinas (0,5_m), reforçadas ou não com teores variáveis de partículas de TiC, e ainda a afinação de novas fases ligantes, do tipo multi-ligante, tais como NiCr, NiFeCr e NiCoMoCr.
Para atingir os resultados previstos, a equipa de trabalho, liderada pela DURIT, reúne elementos de elevado curriculum em investigação e inovação industrial provenientes da FEUP - (DEMM), especialistas em processos de corrosão, desgaste e desenvolvimento de graus submicrométricos e da UA - CICECO, especialistas nas áreas de corrosão, sinterização e desenvolvimento de novas fases ligantes no metal duro.
A exploração dos novos materiais permitirá à DURIT, por um lado, posicionar-se a par das suas congéneres mundiais num dos temas de maior atualidade na indústria do metal duro, e por outro, expandir o leque de aplicações dos seus produtos, em particular neste mercado de elevada complexidade técnica e valor acrescentado.
coordenador
/ip local
Ana Maria de Oliveira Rocha Senos
ciceco status Parceiro
instituição proponente DURIT – Metalurgia Portuguesa do Tungstenio
instituições participante(s) Universidade de Aveiro (UA), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
participação industrial Sim
parceiro(s) internacional Não
orçamento total 771.396€
orçamento ciceco 212.653€
centro de custos 3.50.194
publicações
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg