Engineer for the Future
tipo de financiamento European Comission
programa Erasmus+
acrónimo/
referência
ENGINE4F
referência alternative 2015-1-PT01-KA201-013007
grupo(s) de investigação G2 - Nanoestruturas e Cerâmicos Ferróicos Multifuncionais ;
departamento Materials and Ceramic Engineering (DEMaC)
período de execução 2015-01-01 - 2018-01-01 ( 36 Meses )
resumo/
palavras-chave

Com este projeto, a parceria pretende chamar a atenção para a importância da Engenharia na vida da sociedade e do mundo e promover os desafios e oportunidades de uma carreira na área da engenharia. Aborda-se uma necessidade comum europeia relacionada com a falta de pessoal qualificado nas áreas profissionais técnicas e de engenharia e, simultaneamente, o desejo de atrair mais mulheres para estas áreas profissionais.

Um relatório do Fórum Mundial da OCDE mostra que as matrículas em disciplinas denominadas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) têm diminuído ao longo dos últimos anos, na maioria dos países europeus. Assim, esta parceria deseja promover o interesse por estas disciplinas, já a partir de jovens matriculados no 8º ano, para que na idade de escolha de uma área curricular, o número de inscrições nessas áreas aumente, indo ao encontro da Estratégia 2020, tendo por objetivo o crescimento económico.

Conscientes de que o desenvolvimento económico de cada país depende muito do trabalho desenvolvido nas áreas da engenharia e das tecnologias, o projeto visa intervir nos alunos do 8º e 9º e, em especial, no universo dos estudantes do sexo feminino. Ao aumentarmos a sua exposição a áreas técnicas e a profissões na área da engenharia, através da promoção da aprendizagem nas disciplinas STEM usando práticas pedagógicas criativas e inovadoras e na organização de eventos e iniciativas, como visitas a fábricas, a laboratórios em universidades, palestras e conversas abertas com engenheiros(as), etc. iremos, certamente, desconstruir estereótipos, promover uma maior motivação para a aprendizagem de Matemática, Física, Ciências e Química, uma melhor compreensão das oportunidades de emprego relacionadas com estas áreas, aumentar o gosto e interesse por áreas profissionais mais técnicas, desenvolver soft-skills que conduzem à tomada de decisão, resolução de problemas, etc. (através atividades implementadas também em cada escola da parceria), promover a igualdade de género dentro dessas áreas e aumentar a relevância dos cursos de ensino e formação profissional de cariz tecnológico, no mercado de trabalho.

coordenador
/ip local
Paula Maria Lousada Silveirinha Vilarinho
ciceco status Parceiro
instituição proponente AEVA -Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro
instituições participante(s)

Universidade de Aveiro, ITIS "E. Mattei", Urbino, Itália, Pragma Engineering srl, Perugia, Itália, Tallinna Polütehnikum, Estónia, Ordem dos Engenheiros, Politeknika Ikastegia Txorierri, Derio, Espanha, Apopsi Information Technology, Consulting & Training Services S.A., Piraeus, Grécia, EDEM - Greek Women's Engineering Association, Atenas, Grécia e a universidade NUP - NEAPOLIS UNIVERSITY, de Pafos, Chipre

parceiro(s) internacional Sim
orçamento total 247.960€
orçamento ciceco 32.490€
centro de custos 3.50.193
link http://engine4f.aeva.eu/
publicações
Eventos
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg