Carlos Pascoal Neto
  Diretor do Raiz  
   
  telefone: 234 370 693  
  extensão: 33569  
  e-mail: cneto@ua.pt  
  departamento: Química  
   
  grupo: 4 - biorrefinarias, materiais de origem biológica e reciclagem
 
  linha: 3 - sustentabilidade e saúde
 
  url directo: http://www.ciceco.ua.pt/carlospascoalneto  
   
Perfil biográfico

Carlos de Pascoal Neto nasceu a 17 de Março de 1965, é natural de Ponte de Vagos, Vagos, Aveiro, casado e pai de 2 filhos.

Licenciou-se em Química pela Universidade de Aveiro (UA) (1988). Obteve o "Diplôme d'Etudes Aproffondies" (DEA) em "Génie des Procédés" pelo Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG), França (1989). Obteve o grau de "Docteur" em "Génie des Procédés" pelo Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG), França (1992), ao qual foi atribuída equivalência ao grau de Doutor em Química (Tecnologia Química) pela UA (1992). Obteve o grau de Agregação em Química pela UA (2003).

É Professor Catedrático no Departamento de Química da Universidade de Aveiro (DQ-UA) desde 2005, Departamento onde iniciou a sua carreira académica como Assistente Convidado em 1992.

É Vice-Reitor da Universidade de Aveiro para a área da Cooperação com a Scoiedade, Inovação e Transferência de Tecnologia, desde Fevereiro de 2010. Anteriormente, desempenhou o cargo de Presidente do Conselho Directivo do DQ-UA, desde Janeiro de 2007 a Fevereiro de 2010. Desempenhou igualmente o cargo de Coordenador da Comissão Científica do DQ-UA e de Coordenador do Programa Socrates/Erasmus e de estágios de licenciatura neste mesmo Departamento.

Esteve envolvido na génese e consolidação do ensino e investigação em Engenharia Química na Universidade de Aveiro, bem como no desenvolvimento da área de investigação e ensino pós-graduado em Química e Tecnologia dos Produtos e Materiais de Origem Florestal. Foi Director do Curso de Mestrado em Materiais Derivados de Recursos Renováveis.

A sua actividade lectiva tem-se centrado na Introdução à Engenharia Qímica, e na Química Tecnologia de Materiais Agro-Florestais.

Criou e consolidou no DQ-UA o grupo de investigação em Materiais Macromoleculares e Lenhocelulósicos, a equipa com maior actividade científica em Portugal nesta área, integrado no Laboratório Associado CICECO. Coordenou e participou em vários projectos e redes de investigação financiados por programas nacionais e europeus bem como pela indústria nacional. Foi co-fundador e coordenador da plataforma de cooperação universidade-indústria IDPoR – Investigação e Desenvolvimento em Polímeros de Fontes Renováveis, iniciativa que envolve a Universidade de Aveiro e um conjunto de seis prestigiadas empresas nacionais.

Orientou ou co-orientou 10 estudantes de pós-doutoramento, 14 estudantes de doutoramento e 10 alunos de mestrado e várias dezenas de bolseiros de investigação e estagiários em projectos académicos ou industriais.

É membro do Laboratório Associado CICECO desde o seu início, tendo sido responsável por uma das suas 3 linhas de investigação: Biorrefinarias e Biomateriais.

Organizou ou participou na organização de vários congressos internacionais, sendo membro da Comissão Organizadora Internacional Permanente do EWLP (European Workshop on Lignocellulosics and Pulps) desde 2006 e, regularmente, membro da Comissão Científica do International Symposium on Wood, Fiber and Pulping Chemistry (ISWFPC). Desempenha actividades de arbitragem científica em várias revistas científicas e técnicas internacionais. É editor para a Europa e Médio Oriente da revista “O Papel”, da Associação Brasileira de Técnicos de Celulose e Papel (ABTCP).

Recebeu em 2005 o primeiro Prémio de mérito científico da Tecnicelpa (Associação Portuguesa de Técnicos de Celulose e Papel).

É autor / co-autor de 7 capítulos de livros, mais de 180 artigos científicos em revistas internacionais (ISI, h-index 30) com arbitragem científica, 5 patentes e várias centenas comunicações em congressos ou reuniões científicas nacionais e internacionais, incluindo várias comunicações orais convidadas.

Grupo de Investigação - orientação de doutoramentos e pós-doutoramentos

Estudantes de Doutoramento

  • Co-orientação do trabalho de doutoramento do Mestre Rui Miguel de Andrade Domingues (2009-2012) sobre o tema “Extracção e purificação de ácidos triterpénicos da casca de eucalipto”
  • Co-orientação do trabalho de doutoramento da Mestre Ricardo Pinto (2008-2012) sobre o tema “Compósitos de polímeros naturais e nanopartículas metálicas ”
  • Co-orientação do trabalho de doutoramento da Licª Sónia Santos (2007-2010) sobre o tema “Compostos polifenólicos derivados de sub-produtos de indústrias agro-florestais ”
  • Co-orientação do trabalho de doutoramento da Mestre Susana Cristina de Matos Fernandes (2006-2010) sobre o tema “Novos materiais derivados de polissacarídeos”
  • Co-orientação do trabalho de doutoramento da Mestre Paula Andreia Fernandes de Sousa (2005-2008) sobre o tema “Extracção, fraccionamento e aplicações de componentes da cortiça”
  • Orientação do trabalho de doutoramento da Lic. Ana Sofia Vila Mona Santiago (2002-2008) sobre o tema “Estudo de estratégias para o aumento de retenção de polissacarídeos durante a produção de pasta kraft de Eucalyptus globulus”.
  • Co-Orientação do trabalho de doutoramento da Lic. Sara Alexandra Brunheta Lisboa (2002-2006) sobre o tema “Dissolução e precipitação de xilanas nas fibras celulósicas durante o processo de cozimento kraft de Eucalypts globulus: mecanismos e optimização de condições de precipitação”
  • Co-orientação do trabalho de doutoramento da Mestre Paula Cristina de Oliveira Rodrigues Pinto (2000-2004) sobre o tema “Relações entre a estrutura química da madeira de Eucalyptus globulus e o seu desempenho nos processos de produção de pastas celulósicas. Estudo comparativo com outras folhosas”.
  • Co-orientação do trabalho de doutoramento da Lic. Ana Isabel Dias Daniel (1998-2002) sobre o tema “Influência da composição e estrutura dos componentes da pasta kraft na sua branqueabilidade”.
  • Co-orientação do trabalho de doutoramento da Lic. Carmen Sofia da Rocha Freire (1999-2002) sobre o tema “Estudo do comportamento dos componentes de baixo peso molecular durante o branqueamento de pastas kraft de Eucalyptus globulus”.
  • Co-orientação do trabalho de doutoramento do Mestre Armindo Ribeiro Gaspar (1998-2002) sobre o tema “Branqueamento de pastas kraft com oxigénio, ozono e peróxido de hidrogénio em presença de polioxometalatos”.
  • Co-orientação do trabalho de doutoramento da Licª Marta Helga Freire Lopes (1995-2000) sobre o tema “Estudos estruturais da cortiça e seus constituintes: aplicação de técnicas espectroscópicas e análise química”
  • Co-orientação do trabalho de doutoramento da Mestre Ana Maria Loureiro da Seca (1995-1999) sobre o tema “Kenaf (Hibiscus cannabinus): Extracção e caracterização estrutural de componentes alifáticos, fenólicos simples e macromoleculares ”.
  • Co-orientação do trabalho de doutoramento da Doutora Nereida Maria Abano Cordeiro (1994-1998) sobre o tema “Fraccionamento, caracterização e estudo de possibilidades de valorização dos componentes da cortiça”.

Estudantes de Pós Doutoramento

  • Co-orientação do do trabalho de pós-doutoramento da Doutora Eliane Trovati (2009-2012) sobre o tema “Novos materiais baseados em celulose bacteriana”
  • Co-orientação do do trabalho de pós-doutoramento da Doutora Natércia da Conceição Tomé Martins  (2009-2012) sobre o tema “Nanocompósitos à base de celulose nano-fibrilada”
  • Orientação do do trabalho de pós-doutoramento da Doutora Márcia Carvalho Neves  (2007-2010) sobre o tema “Novas formas de pigmentação de fibras naturais modificadas quimicamente”
  • Co-orientação do trabalho de pós-doutoramento da Doutora Paula Cristina de Oliveira Rodrigues Pinto (2005-2008) sobre o tema “Fraccionamento, caracterização e identificação de potenciais aplicações de sub-produtos da indústria corticeira”
  • Co-orientação do trabalho de pós-doutoramento da Doutora Paula Alexandrina Marques (2004-2008) sobre o tema “Síntese e caracterização de novos materiais à base de fibras celulósicas contendo nanopartículas minerais”
  • Co-orientação do trabalho de pós-doutoramento da Doutora Carmen Sofia Freire Barros (2003-2006) sobre o tema “Modificação química de fibras celulósicas para movos materiais papeleiros e biocompósitos”
  • Co-orientação do trabalho de pós-doutoramento do Doutor Armindo Ribeiro Gaspar (2002-2003) sobre o tema “Síntese, caracterização e aplicação de polioxometalatos no branqueamento catalítico de pastas celulósicas com oxigénio”.
  • Co-orientação do trabalho de pós-doutoramento do Doutor Mikhail Balakshin (1999-2001) sobre o tema “Isolamento e caracterização estrutural de lenhinas residuais e “complexos lenhina polissacarídeo” de pastas kraft”.
  • Co-orientação do trabalho de pós-doutoramento do Doutor Anatoli Chatalov (1997-1999) sobre o tema “Polissacarídeos de Eucalyptus globulus: Caracterização estrutural e estudo do seu comportamento durante o processo de deslenhificação por oxigénio em presença de polioxometalatos”.
  • Co-orientação do trabalho de pós-doutoramento do Doutor Fernando Caldeira Jorge (1995-1997) sobre o tema “Desenvolvimento de adesivos para a produção de aglomerados de madeira co/m incorporação de taninos da casca do pinheiro marítimo português; Avaliação da catálise da cura por iões metálicos”.
Interesses científicos
  • Química de materiais lenhocelulósicos
  • Química e tecnologia de produção de pasta e papel
  • Novos processos de deslinhificação
  • Modificação química de fibras celulósicas
  • Materiais compósitos/híbridos
  • Materiais baseados em celulose bacteriana
  • Compósitos de nanocelulose
  • Química da cortiça e suberina
  • Biorrefinarias e novas aplicações de componentes da biomassa
Principais colaborações

Universidade de Aveiro e CICECO: Armando Silvestre, Carmen Freire Barros, Dmitry Evtuguin, Carlos Silva, Artur Ferreira, Tito Trindade, Ana Barros, Rosário Domingues, Isabel Marrucho

Ecole Française de Papeterie et des Industries Graphiques (EFPG/INPG), Grenoble, França : Naceur Belgacem Abo Akademi, Julien Bras

Laboratory of Wood and Paper Chemistry, Turku, Finlandia: Bjarne Holmbom, Pedro Fardim

RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel Grupo Portucel-Soporcel Caima – Indústria de Celulose SA

Actividade pedagógica

Regente das disciplinas de “Introdução à Engenharia Química”, “Química de Materiais Agro-Florestais” e “Tecnologia de Materiais Agro-Florestais” das Licenciatura em Engenharia Química da Universidade de Aveiro e “Química e Morfologia da Madeira” do Mestrado em Engenharia dos Processos de Produção de Pasta para Papel (Universidade Coimbra, Universidade de Aveiro e Universidade da Beira Interior).

Projectos e redes temáticas

PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO

  • Participante e coordenador científico, na Universidade de Aveiro, do projecto “SUNPAP: Scale-up of Nanoparticles in Modern Papermaking” (2009-2012), financiado pela Comissão Europeia (FP7 228802), coordenado pelo KCL (Helsínquia, Finlandia).
  • Participante do projecto “AFORE: Forest biorefineries: Added-value from chemicals and polymers by new integrated separation, fractionation and upgrading technologies” (2009-2013), financiado pela Comissão Europeia (FP7 CP-IP 228589-2), coordenado pelo VTT (Helsínquia, Finlandia).
  • Participante no projecto “BIIPP: Biorefinaria Integrada na Industria de pasta para papel” (2010-2013), financiado pelo QREN (QREN 11551), coordenado pelo RAIZ (grupo Portucel Soporcel)
  • Participante no projecto “Desenvolvimento de novos poliésteres derivados do ácido 2,5-furanodicarboxílico” (2010-2012), financiado pela FCT (PTDC/QUI-QUI/101058/2008).
  • Participante e coordenador científico na Universidade de Aveiro do projecto “ ECOPOLYOL - Desenvolvimento do processo de produção de polióis a partir de resíduos de biomassa” (2010-2013), financiado pelo QREN (QREN 11435), coordenado pela SAPEC.
  • Participante e coordenador científico, na Universidade de Aveiro, do projecto “New Concepts for Upgrading Pulp and Cork Mill Waste Streams to Value-Added Chemicals - WaCheUp” (2005-2008), financiado pela Comissão Europeia (FP6 2003 NMP-TI-3 – STRP 013896), coordenado pelo STFI-Packforsk (Estocolmo, Suécia), envolvendo 9 instituições Europeias.
  • Participante no projecto “Development of a New Phase Change Composite Material for Energy Storage and Thermal Insulation” (20005-2008), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (POCTI/CTM/60288/2004).
  • Participante e coordenador científico, na Universidade de Aveiro, do projecto “Innovation and Sustainable Development in the Fibre Based Packaging Value Chain - SUSTAINPACK” (2004-2008), financiado pela Comissão Europeia (FP6 2002 NMP/1 – IP 500311-2), coordenado pelo STFI-Packforsk (Estocolmo, Suécia), envolvendo 37 instituições Europeias.
  • Coordenador do projecto “Improving the Yield of Eucalyptus globulus Kraft Pulp Production: Strategies, Mechanisms and Impact on Pulp Quality” (2002-2005), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (POCTI/EQU/46124/2002) e RAIZ- Instituto de Investigação da Floresta e do Papel.
  • Participante no projecto “Melhoria do rendimento e das características físico-mecânicas das pastas de eucalipto obtidas pelo método do sulfito ácido com base de magnésio” (2003-2005), financiado pela Caima – Indústria de Celulose SA (SIME 40/00905/1)
  • Participante no projecto “Melhoria da brancura das pastas de eucalipto obtidas pelo método do sulfito ácido com base de magnésio” (2003-2005), financiado pela Caima – Indústria de Celulose SA (SIME 40/00905/2)
  • Participante no projecto “Novos Materiais com Base em Fibras de Celulose” (2002-2004), financiado pelo programa PRAI-CENTRO.
  • Coordenador do projecto “Catalytic Bleaching of Cellulosic Pulps by Oxygen and Polyoxometalates” (2000-2003), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (POCTI/1999/CTM/32865).
  • Participante no projecto “Corkpol - Liquid Polyols and Polyurethanes from Solid Agro-Forest (Cork) Residues” (2000-2003), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (POCTI/1999/QUE/33493).
  • Participante e coordenador científico, na Universidade de Aveiro, do projecto “Contribution of Portuguese Eucalyptus Fibres to Printing Paper Quality” (2000-2003), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (POCTI/1999/CTM/34159) e RAIZ- Instituto de Investigação da Floresta e do Papel. Participantes: Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade da Beira Interior e RAIZ (coordenador).
  • Participante no projecto “Towards the Minimum Effluent Kraft Pulp Mill: Recycling Bleach Plant Filtrates via Adorption” (2000-2002) financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (POCTI/EQU/35639/99).
  • Coordenador do projecto “Influência das Características da Pasta Branca de Eucalyptus globulus na Estabilidade Dimensional do Papel” (2001-2002), financiado pelo RAIZ- Instituto de Investigação da Floresta e do Papel.
  • Participante e coordenador científico, na Universidade de Aveiro, do projecto “Bleachability of Alkaline Pulps - Pulpbleach” (1998-2001), financiado pela Comunidade Europeia (PL97 3460), coordenado pelo Royal Institute of Technology (Estocolmo, Suécia), envolvendo 8 participantes Europeus.
  • Coordenador do projecto “Do Eucalyptus globulus ao Papel: Do ECF para o TEF - Avaliação Processual das Consequências da Redução dos Consumos Específicos de Água no Fabrico de Pasta Kraft Branqueada” (1997-2000), financiado pelo programa PRAXIS XXI (3/3.2/PAPEL/2322/95) e RAIZ. Participantes: Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade da Beira Interior.
  • Participante e coordenador científico, na Universidade de Aveiro, do projecto “Do Eucalyptus globulus ao Papel: Branqueamento de Pasta Kraft”(1997-2000), financiado pelo programa PRAXIS XXI (3/3.2/PAPEL/2326/95) e RAIZ. Participantes: Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade da Beira Interior.
  • Participante e coordenador científico, na Universidade de Aveiro, do projecto “Do Eucalyptus globulus ao Papel: Cozimento Kraft” (1997-2000), financiado pelo PRAXIS XXI (3/3.2/PAPEL/2327/95) e RAIZ. Participantes: Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade da Beira Interior.
  • Coordenador do projecto “Fraccionamento, Caracterização e Valorização dos Componentes da Cortiça (1994-98), em colaboração com o Laboratoire Matériaux Polymères (EFPG/INPG, Grenoble, França), co-financiado pela JNICT/Embaixada de França (no âmbito do Programa de Cooperação Científica Luso-Francesa, Projecto “Química da Cortiça: Caracterização e Aplicações”), JNICT (Financiamento Plurianual), PRAXIS XXI (bolsa BD).
  • Coordenador do projecto “Desenvolvimento de Adesivos com Incorporação de Taninos da Casca do Pinheiro para a Produção de Aglomerados de Madeira” (1996-97), financiado pela JNICT (PBIC/C/AGR/2331/95) e pelo PRAXIS XXI (bolsa Pós-Doutoramento) em colaboração com o Departamento de Química da Universidade de Coimbra.
  • Coordenador do projecto “Química e Ultraestrutura de Espécies Vegetais de Crescimento Rápido para a Produção de Fibra” (1994-1998) co-financiado pelo "Pole Fibre Cellulosique Atlantique Sud / Arbora" (França), JNICT (Financiamento Plurianual), PRAXIS XXI (bolsa BD).
  • Participante no projecto “Estudo Interdisciplinar e Comparativo de duas Jazidas Arqueológicas Subaquaticas” (1996-1998) (Universidade de Aveiro em colaboração com o Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico), financiado pela JNICT.
  • Participante no projecto “Ria de Aveiro A. Salvamento e Estudo dos Vestígios Arqueológicos de uma Embarcação do Sec. XV” (1996-1998) (Universidade de Aveiro em colaboração com o Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico), financiado pelo programa PRAXIS XXI.
  • Co-responsável pelo projecto “Modificação Química de Fibras Vegetais com Iões Inorgânicos para a Produção de Biocompósitos” (1993-1995), financiado pelo Programa Stride (STRDA/C/CTM/615/92), em colaboração com a University of Wales - Department of Forestry and Wood Science, Bangor (UK).

REDES TEMÁTICAS

  • Participante e representante da Universidade de Aveiro na Rede de Competência em Polímeros – RCP (FEUP, UA, FCTUC, várias empresas nacionais)
  • Participante e co-representante Nacional na Acção COST E-41 “Analytical Tools with Application to Wood and Pulping Chemistry” (2004-2007), financiado pela Comissão Europeia, coordenado pelo KCL (Helsínquia, Finlandia)
  • Participante da rede “Materials Network for the Atlantic Área - MNAA” (2003-2006), financiado pela Comissão Europeia (Interreg IIIB), coordenado pela Universidade de Exeter, UK.
  • Participante e coordenador científico, na Universidade de Aveiro, da “Rede de Excelência do Papel” (2002-2004), financiado pelo programa PRAI-CENTRO.
bibliometria e publicações seleccionadas

Dados bibliometricos WEB OF SCIENCE  (15/01/2015)

229 items

204 artigos (articles+reviews)

h-index: 34

Nº de citações médias por artigo: 19.52

http://www.researcherid.com/rid/C-8625-2011

http://orcid.org/0000-0002-8562-9275

 

25 Artigos mais citados

Cordeiro, N.; Belgacem, M. N.; Silvestre, A. J. D.; Neto, C. P.; Gandini, A., Cork suberin as a new source of chemicals. 1. Isolation and chemical characterization of its composition. International Journal of Biological Macromolecules 1998, 22 (2), 71-80.

Cunha, A. G.; Freire, C. S. R.; Silvestre, A. J. D.; Neto, C. P.; Gandini, A.; Orblin, E.; Fardim, P., Highly hydrophobic biopolymers prepared by the surface pentafluorobenzoylation of cellulose substrates. Biomacromolecules 2007, 8 (4), 1347-1352.

Evtuguin, D. V.; Neto, C. P., New polyoxometalate promoted method of oxygen delignification. Holzforschung 1997, 51 (4), 338-342.

Evtuguin, D. V.; Neto, C. P.; De Jesus, J. D. P., Bleaching of kraft pulp by oxygen in the presence of polyoxometalates. Journal of Pulp and Paper Science 1998, 24 (4), 133-140.

Evtuguin, D. V.; Neto, C. P.; Rocha, J.; de Jesus, J. D. P., Oxidative delignification in the presence of molybdovanadophosphate heteropolyanions: mechanism and kinetic studies. Applied Catalysis a-General 1998, 167 (1), 123-139.

Evtuguin, D. V.; Neto, C. P.; Silva, A. M. S.; Domingues, P. M.; Amado, F. M. L.; Robert, D.; Faix, O., Comprehensive study on the chemical structure of dioxane lignin from plantation Eucalyptus globulus wood. Journal of Agricultural and Food Chemistry 2001, 49 (9), 4252-4261.

Evtuguin, D. V.; Tomas, J. L.; Silva, A. M. S.; Neto, C. P., Characterization of an acetylated heteroxylan from Eucalyptus globulus Labill. Carbohydrate Research 2003, 338 (7), 597-604.

Freire, C. S. R.; Silvestre, A. J. D.; Neto, C. P., Identification of new hydroxy fatty acids and ferulic acid esters in the wood of Eucalyptus globulus. Holzforschung 2002, 56 (2), 143-149.

Freire, C. S. R.; Silvestre, A. J. D.; Neto, C. P.; Belgacem, M. N.; Gandini, A., Controlled heterogeneous modification of cellulose fibers with fatty acids: Effect of reaction conditions on the extent of esterification and fiber properties. Journal of Applied Polymer Science 2006, 100 (2), 1093-1102.

Freire, C. S. R.; Silvestre, A. J. D.; Neto, C. P.; Cavaleiro, J. A. S., Lipophilic extractives of the inner and outer barks of Eucalyptus globulus. Holzforschung 2002, 56 (4), 372-379.

Gaspar, A. R.; Gamelas, J. A. F.; Evtuguin, D. V.; Neto, C. P., Alternatives for lignocellulosic pulp delignification using polyoxometalates and oxygen: a review. Green Chemistry 2007, 9 (7), 717-730.

Gil, A. M.; Lopes, M.; Rocha, J.; Neto, C. P., A C-13 solid state nuclear magnetic resonance spectroscopic study of cork cell wall structure: The effect of suberin removal. International Journal of Biological Macromolecules 1997, 20 (4), 293-305.

Gil, A. M.; Neto, C. P., Solid-state NMR studies of wood and other lignocellulosic materials. In Annual Reports on Nmr Spectroscopy, Vol 37, Webb, G. A., Ed. 1999; Vol. 37, pp 75-117.

Goncalves, G.; Marques, P.; Trindade, T.; Neto, C. P.; Gandini, A., Superhydrophobic cellulose nanocomposites. Journal of Colloid and Interface Science 2008, 324 (1-2), 42-46.

Lisboa, S. A.; Evtuguin, D. V.; Neto, C. P.; Goodfellow, B. J., Isolation and structural characterization of polysaccharides dissolved in Eucalyptus globulus kraft black liquors. Carbohydrate Polymers 2005, 60 (1), 77-85.

Lopes, M. H.; Gil, A. M.; Silvestre, A. J. D.; Neto, C. P., Composition of suberin extracted upon gradual alkaline methanolysis of Quercus suber L. cork. Journal of Agricultural and Food Chemistry 2000, 48 (2), 383-391.

Marques, P.; Trindade, T.; Neto, C. P., Titanium dioxide/cellulose nanocomposites prepared by a controlled hydrolysis method. Composites Science and Technology 2006, 66 (7-8), 1038-1044.

Neto, C. P.; Rocha, J.; Gil, A.; Cordeiro, N.; Esculcas, A. P.; Rocha, S.; Delgadillo, I.; De Jesus, J. D. P.; Correia, A. J. F.,13C Solid-state nuclear magnetic resonance and Fourier-transform infrared studies of the thermal decomposition of cork. Solid State Nuclear Magnetic Resonance 1995, 4 (3), 143-151.

Neto, C. P.; Seca, A.; Fradinho, D.; Coimbra, M. A.; Domingues, F.; Evtuguin, D.; Silvestre, A.; Cavaleiro, J. A. S., Chemical composition and structural features of the macromolecular components of Hibiscus cannabinus grown in Portugal. Industrial Crops and Products 1996, 5 (3), 189-196.

Pinto, P. C.; Evtuguin, D. V.; Neto, C. P., Effect of structural features of wood Biopolymers on hardwood pulping and bleaching performance. Industrial & Engineering Chemistry Research 2005, 44 (26), 9777-9784.

Pinto, P. C.; Evtuguin, D. V.; Neto, C. P., Structure of hardwood glucuronoxylans: modifications and impact on pulp retention during wood kraft pulping. Carbohydrate Polymers 2005, 60 (4), 489-497.

Pinto, R. J. B.; Marques, P.; Neto, C. P.; Trindade, T.; Daina, S.; Sadocco, P., Antibacterial activity of nanocomposites of silver and bacterial or vegetable cellulosic fibers. Acta Biomaterialia 2009, 5 (6), 2279-2289.

Seca, A. M. L.; Cavaleiro, J. A. S.; Domingues, F. M. J.; Silvestre, A. J. D.; Evtuguin, D.; Neto, C. P., Structural characterization of the lignin from the nodes and internodes of Arundo donax reed. Journal of Agricultural and Food Chemistry 2000, 48 (3), 817-824.

Shatalov, A. A.; Evtuguin, D. V.; Neto, C. P., (2-O-alpha-D-galactopyranosyl-4-O-methyl-alpha-D-glucurono)-D-xylan from Eucalyptus globulus Labill. Carbohydrate Research 1999, 320 (1-2), 93-99.

Silvestre, A. J. D.; Pereira, C. C. L.; Neto, C. P.; Evtuguin, D. V.; Duarte, A. C.; Cavaleiro, J. A. S.; Furtado, F. P., Chemical composition of pitch deposits from an ECF Eucalyptus globulus bleached kraft pulp mill: its relationship with wood extractives and additives in process streams. Appita Journal 1999, 52 (5), 375-382.

 

Patentes

Dmitry Evtiouguine, Carlos Pascoal Neto. Processo de deslinhificação oxidativa de materiais lenhocelulósicos em presença de heteropolianiões, 101.857, 27.03.1996.

João Manuel da Costa e Araújo Pereira Coutinho, Carlos Pascoal Neto. Compósitos de lenhocelulósicos e materiais de mudança de fase para isolamento térmico e armazenamento de energia. 103.458, 04.04.2006.

Alessandro Gandini, Jose Joaquim Costa Cruz Pinto, Carlos Pascoal Neto. Processo para a produção de poliois liquidos de origem renovável por liquefacção da biomassa agro-florestal e agro-alimentar (PPP 38380/08) 104.160, 20.08.2008

Carlos Pascoal Neto, Carmen  Freire, Susana Cristina Fernandes, Armando Silvestre, Alessandro Gandini. Aqueous coating compositions for use in surface treatment of cellulosic substrates. 104.702, 03.03.2010.

Armando Jorge Domingues Silvestre, Rui Miguel de Andrade Domingues, Carmen Sofia da Rocha Freire Barros, Carlos de Pascoal Neto, Carlos Manuel Santos Silva. Method for obtaining na extract rich in triterpenic acids from eucalyptus barks. 106.278, 26.04.2012.

Últimas Notícias


Projectos


publicações

 
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg