centro de investigação em ciência, educação e tecnologia

ciete

 

coordenador

Júlio Pedrosa

 

principais objetivos

Contribuir para o desenvolvimento e compreensão dos modos de criação e utilização de conhecimento;

Investigar modelos, processos e contextos de gestão, governança e avaliação de Ciência e Instituições de Ensino;

Contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens para o uso e compreensão da ciência nas escolas, serviços públicos e empresas.

 

programas

a) O desenvolvimento de plataformas para a cooperação de Universidades e Centros de Investigação com a sociedade

Este é um programa que visa projetar, testar e avaliar plataformas para promover a divulgação de conhecimento, transferência e desenvolvimento em centros de investigação e organizações fora das Universidades; o programa esteve associado ao estabelecimento do IDPOR, em 2006. Atualmente, o foco está na criação de uma plataforma para a cooperação entre investigadores Universitários, escolas e municípios.

b) Desenvolvimento da compreensão e valor da educação e da ciência nas escolas e comunidades locais:

- Escola / Ciência em casa: parte do projeto “A Escola em Casa”, com o objetivo de desenvolver e testar instrumentos e materiais para promover e apoiar conversas entre crianças e seus pais em casa, que está sendo financiado pela Gulbenkian Fundação desde 2004.

- “Caminhar Juntos para Gostar de Aprender e Aprender com a Escola” é um projeto de três anos financiado através de um protocolo assinado por: Universidade de Aveiro; Agrupamento de Escolas Gândara Mar, Tocha; Direção Regional de Educação do Centro, Câmara Municipal de Cantanhede e Junta de Freguesia da Tocha. O Projeto é financiado pelos dois últimos parceiros e começou em Setembro de 2009.

- Interdisciplinaridade na investigação e ensino: este programa tem o objetivo de compreender os fundamentos e identificar as condições necessárias para promover a interdisciplinaridade no ensino superior.

c) Governo de Instituições de Ciência e Educação: atualmente este programa é a base para duas teses de doutorado, uma com foco na gestão do conhecimento em centros de investigação e outra sobre a conceção e implementação de políticas para o desenvolvimento do ensino superior.

 

Eventos
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg