Projeto MUST distinguido no EuroNanoForum 2013
2013-06-28
O projeto MUST (Multi-Level Protection of Materials for Vehicles by Smart Nanocontainers)ganhou o segundo lugar na competição para o “Melhor Projeto de Investigação 2013"
O projeto MUST (Multi-Level Protection of Materials for Vehicles by Smart Nanocontainers) em que participam o Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica e o Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO) da Universidade de Aveiro (UA) ganhou o segundo lugar na competição para o “melhor projeto de Investigação 2013”.

Organizada pelo EuroNanoForum-2013, a maior conferência europeia na área das nanotecnologias e dos materiais que se desenrolou de 18 a 20 de junho, a competição premiou um projeto que tem nos investigadores Mário Ferreira e Mikhail Zheludkevich da UA uma das principais forças motrizes.

Baseado na ideia de autorreparação de revestimentos de materiais, com atuação a  diferentes níveis de proteção, sugerida pelo investigador Mikhail Zheludkevich, o MUST é um projeto europeu que, entre outros objetivos, pretende desenvolver para a indústria aeronáutica revestimentos inteligentes que reparem por si a fuselagem dos aviões. O revestimento vai ser utilizado por um dos maiores fabricantes mundiais de aviões comerciais, a EADS, a empresa proprietária do AIRBUS. No entanto, as tecnologias desenvolvidas não estão apenas focadas em aplicações aeronáuticas já que também estão a ser desenvolvidos revestimentos para a indústria automóvel e marítima.

O MUST resultou na criação de uma spin-off da UA, a Smallmatek, facto que contribuiu igualmente para a atribuição do prémio.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg