Artigo de José R. Gomes em destaque na Chemical Society Reviews
2014-06-26
Artigo de revisão explica como usar ferramentas computacionais no estudo de nanopartículas metálicas

Como usar as ferramentas computacionais para o estudo de nanopartículas metálicas foi o tema de um artigo de revisão da autoria de José Richard Gomes, investigador do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO), e mais dois autores, num número especial da revista Chemical Society Reviews da Royal Society of Chemistry. O artigo foi selecionado para figurar na capa interna da prestigiada revista, com fator de impacto de 24,892, dedicada a artigos de revisão científica. As nanopartículas metálicas entram, por exemplo, na composição de catalisadores de reações químicas como os usados no escape dos automóveis.

O artigo intitula-se “Understanding the reactivity of metallic nanoparticles: beyond the extended surface model for catalysis” e foi assinado por José Richard Gomes e ainda por Francesc Viñes e Francesc Illas, ambos da Departament de Química Física & Institut de Química Teòrica i Computacional (IQTCUB), Universitat de Barcelona. Foi selecionado para capa interna deste número especial.

O convite para publicar nesta revista da Real Sociedade de Química inglesa surge na sequência de um conjunto de trabalhos científicos publicados em revistas de referência na área da química computacional. Esta área da química usa computação para estudos químicos, nomeadamente, para estudar e prever o resultado de reações químicas e para analisar a forma e a composição de sistemas moleculares para determinados fins.

Um desses trabalhos anteriores é intitulado “Generalized Brønsted-Evans-Polanyi relationships and descriptors for O-H Bond cleavage of organic molecules on transition metal surfaces”, foi assinado por J. L. C. Fajín, M. N. D. S. Cordeiro, F. Illas e José R. B. Gomes, publicado na revista Journal of Catalysis, em Maio deste ano. Este trabalho analisa, através de métodos computacionais, a atividade catalítica de superfícies metálicas, com planos cristalinos idênticos aos presentes nas faces de uma nanopartícula dos mesmos metais, na quebra de ligações entre átomos de Oxigénio e Hidrogénio presentes em moléculas orgânicas, e sugere ainda relações simples que permitem prever a atividade catalítica.

A edição da revista Chemical Society Reviews da Royal Society of Chemistry é um número temático intitulado “Applied Computational Chemistry” e surge na sequência da atribuição, em 2013, do Nobel da Química a Martin Karplus (Universidade de Estrasburgo, França, e Universidade de Harvard, EUA), Michael Levitt (Universidade de Stanford, EUA) e Arieh Warshel (Universidade da Califórnia do Sul, EUA), pioneiros no desenvolvimento de modelos computacionais para abordar problemas químicos de interesse prático.

José Richard Gomes foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Química com a Medalha Vicente de Seabra, em 2010, ex aequo com Eurico Cabrita, da Universidade Nova de Lisboa.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg