Mara Freire recebe o Prémio NETZSCH Young Scientist 2014
2014-09-05
O prémio foi atribuído durante a ECTP 2014 - 20th European Conference on Thermophysical Properties

A investigadora Mara Freire foi galardoada com o “ECTP-NETZSCH Young Scientist Award”. O prémio atribuído durante o 20th European Congress on Thermophysical Properties homenageia, a cada três anos, uma carreira de investigação científica de elevado mérito de investigadores com menos de 40 anos de idade na área da caracterização de propriedades termofísicas. Já em 2013 Mara Freire conquistou 1,4 milhões de euros atribuídos pelo Conselho Europeu de Investigação, através de uma das mais importantes bolsas europeias de apoio à investigação científica.

“Durante a minha carreira científica, e maioritariamente durante o meu doutoramento, dediquei-me à caracterização de solventes alternativos como substitutos aos solventes orgânicos tradicionais voláteis e normalmente tóxicos”, aponta Mara Freire.

Durante os últimos anos a cientista, licenciada em Química Analítica e Doutorada em Engenharia Química pela academia de Aveiro, estudou essencialmente os perfluorocarbonetos e os líquidos iónicos, duas grandes categorias de solventes com propriedades promissoras para as mais variadas aplicações em processos industriais. “Visando a sua aplicação industrial contribuí com uma larga panóplia de propriedades termofísicas, assim como com a determinação dos seus diagramas de fase”, lembra.

Quanto ao prémio recebido no 20th European Congress on Thermophysical Properties, que decorreu durante a última semana na cidade do Porto com a presença de centenas de cientistas de todo o mundo, este reconhece o trabalho de investigação científica que Mara Freire desenvolveu maioritariamente durante o doutoramento.

“Trata-se de um reconhecimento internacional sob a minha contribuição na área das propriedades termofísicas, a área a que respeita o congresso, e para o qual contribuí com a caracterização de duas grandes categorias de solventes alternativos, os perfluorocarbonetos e os líquidos iónicos”, congratula-se.

 

Mais informações em ectp2014.fc.up.pt/

 

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Eventos
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg