Artigo em destaque na ChemSusChem
2014-09-16
Trabalho de membros do CICECO, do QOPNA e do TEMA na contracapa da revista

Uma equipa de investigadores do CICECO (Sónia A. O. Santos, Ricardo J. B. Pinto, Carlos Pascoal Neto, Armando J. D. Silvestre, Carmen S. R. Freire), com participação de elementos do QOPNA (Sílvia M. Rocha) e TEMA (Paula A. A. P. Marques), da Universidade de Aveiro, conseguiu obter diferentes tipos de nanopartículas de ouro e prata usando uma metodologia simples e amiga do ambiente através de um extrato aquoso de casca de eucalipto como agente redutor e de estabilização. Através de um estudo sistemático, utilizando técnicas cromatográficas avançadas, os investigadores conseguiram determinar pela primeira vez o papel de cada uma das famílias de compostos presentes neste extrato vegetal assim como a função específica dos compostos maioritários. O estudo fez capa na edição do mês de setembro da conceituada revista ChemSusChem.

“A área da nanotecnologia, nomeadamente do desenvolvimento e produção de nanopartículas com tamanhos e morfologias específicas, é atualmente uma das áreas de maior relevo devido às inúmeras aplicações deste tipo de materiais, como sensores, nanopigmentos, têxteis inteligentes, células de combustível, embalagens funcionais, libertação controlada de fármacos, materiais antimicrobianos, biomarcadores, entre muitas outras”, explicam autores do artigo.

As conclusões obtidas neste estudo podem ser extrapoladas para uma vasta gama de extratos naturais. Nesta perspetiva, estes resultados podem ser uma força motriz para a otimização da síntese verde de nanopartículas metálicas de modo a obter um controlo cada vez mais eficaz das suas propriedades.

O artigo pode ser encontrado em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cssc.201402781/abstract

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg