João Rocha eleito para o Conselho Científico da EURASC
2016-03-04
Um dos três cientistas europeus eleitos para o Conselho Científico da Divisão de Química da Academia Europeia de Ciências.

Nomeado membro da Academia Europeia de Ciências (EURASC) em 2014, João Rocha, diretor do CICECO, foi eleito para o Conselho Científico da Divisão de Química daquela academia. O professor e investigador da UA foi um dos três membros da Academia eleitos entre pares para este Conselho.

Feliz por esta eleição, João Rocha destaca o facto de ter sido um dos três cientistas europeus eleitos, entre pares, para este órgão da EURASC.

A EURASC (www.eurasc.org) é constituída pelos melhores cientistas europeus, peritos com uma visão para a Europa no seu conjunto, transcendendo as fronteiras europeias. Procura promover a ciência e a cooperação científica europeias, utilizando o conhecimento dos seus membros para aconselhar organismos europeus no sentido do progresso da investigação, aplicação tecnológica e desenvolvimento social. Esta organização tem sede em Liége, é independente de organismos nacionais e procura atuar de modo complementar às congéneres nacionais de cada país e a outras organizações europeias.

João Rocha é membro da Academia das Ciências de Lisboa, foi distinguido, em 2004, com o Prémio de Excelência Científica da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É avaliador do European Research Council. O seu palmarés científico extende-se a cerca de 450 artigos científicos no sistema internacional de registo de citações científicas, 23 capítulos de livros e 12.000 citações no total da sua produção científica, três pedidos de registo de patente, supervisão de 34 pós-doutoramentos e de 24 doutoramentos.

O académico concluiu o doutoramento na Universidade de Cambridge, Reino Unido, em ressonância magnética nuclear (NMR) do estado sólido de materiais argilosos, sob supervisão de J. Klinowski.

Como investigador, João Rocha desenvolve a sua atividade nas áreas da química de materiais (em particular emissores de luz), ressonância magnética nuclear e difração de raios-X.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg