Investigação em materiais termoelétricos em destaque
2016-05-31
Andrei Kovalevsky, Aleksey Yaremchenko, Sónia Patrício, Javier Macías e Jorge Frade são autores do artigo destacado pela revista Chemistry of Materials.

O artigo “Boosting Thermoelectric Performance by Controlled Defect Chemistry Engineering in Ta-Substituted Strontium Titanate”, da autoria de Andrei Kovalevsky, Aleksey Yaremchenko, Sónia Patrício, Javier Macías e Jorge Frade foi destacado entre os 25 artigos mais inovadores em materiais termoelétricos pela prestigiada revista Chemistry of Materials.

Publicado em 2015, o trabalho do grupo investigadores incide sobre o estudo de materiais considerados pelos investigadores como promissores para um novo conceito de geração elétrica por conversão de fontes de calor natural ou desperdiçadas. Os materiais em causa, aponta a equipa, são adequados para a conversão de calor solar concentrado e calor sensível de gases de queima a altas temperaturas, sem a toxicidade e outras limitações termoquímicas dos materiais termoelétricos clássicos.

O trabalho desta equipa demonstrou progressos notáveis nas propriedades termoelétricas de materiais à base de titanato de estrôncio mediante conceitos inovadores de engenharia de defeitos e nanoestruturação.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg