Prémio Tajima atribuído pela Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE) será entregue durante o encontro anual da sociedade.
Mikhail Zheludkevich é o vencedor do Prémio Tajima da Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE). O galardão, entregue por uma das mais importantes e representativas sociedades científicas ligadas à área da eletroquímica, reconhece o trabalho científico que o investigador da Universidade de Aveiro (UA) tem desenvolvido na ciência ligada à corrosão, especialmente através da descoberta de técnicas eletroquímicas localizadas e de revestimentos de proteção. O prémio vai ser anunciado no encontro anual da ISE que se realizará entre 21 e 26 agosto, na Holanda, e que vai reunir os grandes cientistas mundiais ligados à Eletroquímica.
Nascido em 1976, na República da Bielorrússia, Mikhail Zheludkevich é licenciado em Química, mestre e doutorado em Físico-Química pela Universidade Estatal da Bielorrússia. Especialista em Ciência de materiais, Química, Eletroquímica, Ciências da corrosão, Revestimentos e Nanotecnologias, Mikhail Zheludkevich é investigador do CICECO, Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da UA.
A desenvolver investigação em proteção ‘inteligente’ contra a corrosão, baseada no efeito de auto-reparação, sistemas de libertação controlada para proteção de corrosão, revestimentos protetores nanoestruturais, mecanismos de inibição de corrosão, revestimentos de compósitos e técnicas localizadas de pesquisa sobre a corrosão, o jovem investigador é autor de várias dezenas de papers com milhares de citações.
Mikhail Zheludkevich faz parte da equipa de investigadores que está a desenvolver para a indústria aeronáutica um revestimento inteligente que, quando aplicado à fuselagem dos aviões, repara, como se de pele se tratasse, pequenas ruturas resultantes de impactos mecânicos e ambientais sofridos pelos aparelhos durante o voo. Constituído por nano-contentores com uma espessura mil vezes mais pequena da de um fio de cabelo, que libertam do seu interior moléculas ‘restauradoras’ sempre que necessário.