Nanocelulose e nanofios de cobre para aplicações elétricas em destaque
2016-10-21
Ricardo Pinto recebeu o prémio de melhor apresentação oral, na conferência 2nd International EPNOE Junior Scientists Meeting, Sophia Antipolis, França.
Ricardo Pinto, Bolseiro de Pós-Doutoramento do CICECO/UA, foi premiado como melhor apresentação oral, entre os cerca de 40 trabalhos apresentados, no 2nd International EPNOE Junior Scientists Meeting, que se realizou em Sophia Antipolis, França, de 13 a 14 de outubro de 2016.

O trabalho premiado (“Development of novel bio-based hybrid materials based on nanocellulose and copper nanowires for electrical conductivity applications”) tem como objetivo a preparação de novos materiais sustentáveis para condução eléctrica. Nomeadamente, estes materiais foram preparados por combinação de um biopolímero (nanocelulose fibrilada) e nanofios de cobre seguindo uma abordagem amiga do ambiente. Incorporando uma percentagem bastante reduzida de nanofios de cobre (»3%) obtiveram-se membranas com uma elevada condução elétrica  e uma estabilidade considerável em relação à oxidação ao ar.

Nos últimos anos, Ricardo Pinto têm-se dedicado ao desenvolvimento de novos materiais híbridos sustentáveis para aplicação em diversas áreas, nomeadamente como materiais antimicrobianos, condutores e para catálise, assim como de novas abordagens amigas do ambiente para a síntese de nanopartículas, no âmbito do seu projecto de Pós-Doutoramento, sob orientação de Carmen Freire e Paula Marques, Investigadoras Principais no CICECO e TEMA, respectivamente.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg