Desvendados novos caminhos no mundo dos solventes
2017-06-23
Investigadores do CICECO e QOPNA identificam 6 novos sistemas bifásicos recorrendo apenas a líquidos iónicos com aplicação em processos de separação mais ecológicos.

Equipa de investigação do CICECO e do QOPNA, Departamento de Química da Universidade de Aveiro, abre portas ao desenvolvimento de processos mais eficazes e sustentáveis de separação e de purificação numa vasta gama de produtos, recorrendo unicamente a líquidos iónicos (solventes não-voláteis). A descoberta acaba de ser anunciada no último número da revista The Journal of Physical Chemistry Letters, um dos mais importantes jornais científicos na área da Química-Física.

Catarina Seiça Neves, João Coutinho e Mara Freire do CICECO em conjunto com Artur Silva e Ana Fernandes da unidade de investigação Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares (QOPNA), são os investigadores que assinam esta descoberta.

“Dada a sua natureza iónica, estes solventes não são voláteis em condições atmosféricas e, por isso, têm despertado um elevado interesse na comunidade científica e indústria como alternativas promissoras aos solventes orgânicos voláteis atualmente utilizados nos mais variados processos de separação”, explica Catarina Seiça Neves. No entanto, aponta a investigadora, “os líquidos iónicos tendem a ser miscíveis entre si, o que condiciona a sua aplicação em técnicas de extração e purificação do tipo líquido-líquido dada a necessidade de um segundo solvente, que tende a ser volátil”.

Com este trabalho provou-se a existência de novos líquidos iónicos imiscíveis entre si, e portanto, combinações totalmente não voláteis que podem ser utilizadas em processos de separação/purificação. “Determinaram-se os diagramas de fase para seis pares de líquidos iónicos e demonstrou-se a sua aplicação em processos de separação”, desvenda Catarina Seiça Neves. A título de exemplo, neste trabalho foi possível demonstrar a separação seletiva de corantes da indústria têxtil recorrendo a este tipo de sistemas.

Antes da publicação, o trabalho já tinha dado a Catarina Seiça Neves o prémio de melhor apresentação em póster no 8th Green Solvents Conference, que decorreu em outubro de 2016, em Kiel, na Alemanha.

 

Referência do artigo:

Toward an Understanding of the Mechanisms behind the Formation of Liquid–liquid Systems formed by Two Ionic Liquids
Catarina M. S. S. Neves, Artur M. S. Silva, Ana M. Fernandes, João A. P. Coutinho, and Mara G. Freire
The Journal of Physical Chemistry Letters 2017, 8, 3015-3019
DOI: 10.1021/acs.jpclett.7b01234

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg