Inês Martins premiada na conferência SMASH 2017
2017-10-16
Estudo estrutural de formas farmacológicas para o tratamento de doenças neurodegenerativas utilizando RMN e cristalografia de raios-X em destaque.

Inês Martins, estudante de Doutoramento do CICECO-UA e CQE-IST, orientada por Dr. Luís Mafra e Prof. Maria Teresa Duarte, conquistou prémio de melhor poster na conferência internacional de RMN para pequenas moléculas (SMASH conference), entre os dias 17 e 20 de Setembro de 2017, em Baveno, Itália.

O uso combinado de RMN do estado sólido, Cristalografia de raios-X de pós e métodos computacionais para a caracterização estrutural de novas formas multicomponentes de fármacos utilizados no tratamento de doenças neurodegenerativas, valeu a Inês Martins o prémio de melhor poster na conferência SMASH. O poster intitulado “Characterization of multicomponent crystal forms of neuroleptic drugs by NMR crystallography” foi considerado o melhor (juntamente com mais três posters) entre ~100 trabalhos apresentados.

O objectivo do trabalho apresentado pela doutoranda assenta no estudo da estrutura e das propriedades físico-químicas de co-cristais/sais de Gabapentina e Adamantilamina, utilizados no tratamento da Epilepsia e doença de Parkinson, respectivamente. O uso complementar das 3 técnicas acima referidas é uma combinação poderosa na investigação de drogas sólidas, cuja importância tem sido reconhecida nos últimos anos pela indústria farmacêutica.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg