Paula Vilarinho junta-se à Comissão Executiva da FEMS
2018-03-22
Líder do grupo de investigação de Eletrocerâmicos eleita para a direção executiva da Federation of European Materials Societies.

A investigadora do CICECO e do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da UA (DEMaC), Paula Vilarinho, integra a nova Comissão Executiva da Federation of European Materials Societies (FEM's), para o biénio 2018/2019.

A Federation of European Materials Societies (FEMS) é uma associação de sociedades e associações europeias na área dos materiais (metais, polímeros, cerâmicas, compósitos, vidros, nano e biomateriais) e que integra a participação de cientistas e engenheiros de 22 países diferentes.

Esta rede pretende promover a ampla divulgação de conhecimentos científicos, técnicos e outros relacionados com os materiais, facilitando a comunicação e o intercâmbio de informações entre os seus membros. Instituída com o objetivo de coordenar as atividades das sociedades membros, a fim de aproveitar ao máximo os recursos e as sinergias daí decorrentes, visa, ainda, garantir a visibilidade da ciência e engenharia de materiais em organizações governamentais e não governamentais, na economia e no ambiente académico, contribuindo para o desenvolvimento de colaborações entre instituições científicas e tecnológicas e a indústria.

Com cerca de 25 mil cientistas e engenheiros associados, o objetivo mais importante da FEMS é a superação da fragmentação da ciência dos materiais e da disciplina de engenharia na Europa em termos de países, especialidades e disciplinas. Em contraste com os EUA, onde existem relativamente poucas sociedades de materiais profissionais, a Europa tem mais de trinta (16 na Alemanha apenas). Ao fortalecer a interação entre cientistas de materiais e engenheiros em toda a Europa, entre as diferentes Sociedades europeias de materiais e entre estas sociedades e a União Europeia, a FEMS espera contribuir para a disseminação do conhecimento e fornecer a massa crítica necessária para exercer influência a nível europeu.

Em 2015, surgiu em destaque no livro “Inspirational Profiles of Successful Women: Ceramic and Glass Scientists and Engineers”, da autoria de Lynnette D. Madsen, diretora do programa em Cerâmicos da National Science Foundation dos EUA, como uma das 100 mulheres do mundo que mais e melhor contribuíram para o desenvolvimento internacional dos Materiais Cerâmicos

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg