Espectroscopia Raman na análise da constituição de microplásticos
2018-10-02
Artigo de revisão assinado por Catarina Araújo, Mariela Nolasco, António Ribeiro e Paulo Ribeiro-Claro, destacado na Science Trends.

Para fazer alguma luz sobre o pouco que ainda se sabe sobre a constituição dos microplásticos em grandes quantidades nos oceanos, um grupo de investigadores do CICECO publicou um artigo de revisão na revista Water Research, agora destacado na plataforma Sicence Trends.

O artigo de revisão "Identification of microplastics using Raman spectroscopy: Latest developments and future prospects" refere-se à análise de microplásticos usando espectroscopia de Raman e foi publicado na revista Water Research. Esta técnica, explica Catarina Araújo, doutoranda no CICECO e da Universidade de Aveiro (UA), é a única que permite a identificação da composição de partículas até 1 micrómetro, dimensão de 60 a 80 por cento das partículas que se estima existirem no oceano. Assim, é agora necessário automatizar e adaptar a técnica de Raman a uma análise mais rápida para grandes quantidades de partículas.

O artigo publicado na revista Water Research e assinado por Catarina F. Araujo, Mariela M. Nolasco, António M.P. Ribeiro e Paulo J.A. Ribeiro-Claro chamou a atenção do editor do Science Trends que quis destacá-lo nesta plataforma.

O destaque na Science Trends pode ser consultado no link https://sciencetrends.com/exposed-identity-microplastics-under-the-raman-microscope/

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg