Prémio Sociedade Portuguesa de Electroquímica
2013-01-08
A Sociedade Portuguesa de Electroquímica (SPE) atribuiu a Aleksey Yaremchenko o Prémio Jovem Investigador em Electroquímica de 2012.

A distinção dada ao cientista do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO) da Universidade de Aveiro (UA), pelo contributo do seu trabalho no desenvolvimento da Electroquímica, vai ser entregue durante o XVIII Encontro da SPE, que decorrerá em março de 2013 na cidade do Porto. O prémio, instituído em 2010, tem por objetivo estimular no país a atividade de investigação científica na área da Electroquímica.

O investigador Aleksey Yaremchenko tem como áreas de atividade científica o desenvolvimento de novos condutores iónicos e com condução mista iónica-eletrónica para tecnologias de conversão de energia e estudos das suas propriedades relacionadas com a estabilidade química e térmica e o desempenho eletroquímico e eletrocatalítico. Aleksey Yaremchenko tem-se dedicado igualmente aos eletrocatalisadores nano-estruturados para conversão de hidrocarbonetos, às aplicações em pilhas de combustível, à química do estado sólido, à electroquímica de condutores iónicos e aos processos de transporte em sólidos.

Atualmente, o investigador do CICECO, e mais concretamente, está a trabalhar em pilhas de combustível, reatores de membranas cerâmicas com condutividade mista para operação a temperaturas intermediárias e baixas e em elétrodos e eletrocatalisadores nano-estruturados estáveis em gás natural e biogás para conversão destes combustíveis em pilhas de combustível com eletrólitos cerâmicos. Os mecanismos de degradação de eletrocatalisadores e metodologias para a sua ativação e a separação de hidrogénio e eletrólise de vapor estão também entre os atuais trabalhos desenvolvidos por Aleksey Yaremchenko.

Nascido em 1977, na Bielorrússia, o cientista está a trabalhar na UA desde 2002.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg