Manufatura aditiva por escrita direta de partes piezoeléctricas em destaque
2019-04-26
American Ceramic Society – Ceramic Tech Today, destaca investigação desenvolvida por Bo Nan, Susana Olhero, Rui Pinho, Paula M. Vilarinho, e José M. F. Ferreira.

É hoje (26 de Abril de 2019) notícia de primeira página na News Letter da American Ceramic Society – Ceramic Tech Today, o trabalho desenvolvido por investigadores do Laboratório Associado CICECO, da Universidade de Aveiro, Bo Nan, Susana Olhero, Rui Pinho, Paula M. Vilarinho, e José M. F. Ferreira, em colaboração com a Universidade de Birmingham (UK), na Manufatura Aditiva de Piezoeléctricos Livres de Chumbo.

Como refere a notícia, assinada por Jonathon Foreman (da Ceramic Tech Today), a relevância do trabalho prende-se com a investigação de materiais piezoeléctricos livres de chumbo fabricados por técnicas de manufatura aditiva, para a fabricação sustentável de sensores electromecânicos.

Por um lado, no atual enquadramento do fabrico livre de chumbo (RoHS em 2006), é fundamental encontrar electrocerâmicos livres de chumbo com propriedades optimizadas. Por outro lado, o aparecimento de uma nova forma de manufatura – a manufatura aditiva – através da qual se constroem objetos camada a camada, pode facilmente permitir a manufatura de formas complexas, que são difíceis ou impossíveis de fabricar usando as técnicas tradicionais de manufatura, podendo assim fabricar-se geometrias complexas, por exemplo de sistemas electrocerâmicos, como forma de optimizar o seu desempenho.

Assim, e em completa consonância com os objectivos da Agenda Sustentável para 2030 (2030 Agenda for Sustainable Development and its 17 Sustainable Development Goals https://www.un.org/sustainabledevelopment/development-agenda/), a manufatura de sensores electromecânicos (piezoeléctricos) livres de chumbo customizados, como os desenvolvidos no trabalho dos investigadores do CICECO, contribuirão para potenciar a Internet das (de todas) as Coisas (IoT), a comunicação entre pessoas e objectos, aumentar a eficiência dos sistemas produtivos e o desenvolvimento de formas alternativas e limpas de gerar energia.

 

Artigo:

Direct ink writing of macroporous lead‐free piezoelectric Ba0.85Ca0.15Zr0.1Ti0.9O3, Bo Nan, Susana Olhero, Rui Pinho, Paula M. Vilarinho, Tim W. Button, José M. F. Ferreira, Journal of the American Ceramic Society, 2019;102:3191–3203.

 

Figuras:

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg