Design computacional de modelos de carbono personalizados facilitado
2019-06-06
José Pereira e Sérgio Santos desenvolveram CarbGen – uma ferramenta para criação de modelos funcionalizados à base de carbono para utilização em cálculos atomísticos.

A modelação molecular de materiais à base de carbono tem demonstrado resultados promissores tanto na procura dos mecanismos moleculares responsáveis pelas mais variadas interações, atuando como uma lupa ao nível atómico, como na atuação como uma ferramenta de prototipagem, onde novos materiais são inicialmente examinados em simulações computacionais.

Até recentemente, o desenvolvimento deste tipo de modelos era uma tarefa árdua e complicada, especialmente considerando a introdução correta de grupos funcionais e estruturas porosas de forma quantitativa. Cientistas do CICECO abordaram este problema ao desenvolver a sua própria ferramenta online (CarbGen), permitindo aos utilizadores desenhar carvões funcionalizados com estruturas de microporosidade complexa de forma fácil e gratuita. O resultado da utilização da ferramenta é uma renderização da estrutura de carbono desenhada, completa com toda a informação necessária para a correta simulação em dinâmica molecular (tais como coordenadas estruturais e campo de forças).

A ferramenta CarbGen foi empregada com sucesso num esforço para desenvolver alternativas ecológicas para a remoção de fármacos de águas residuais. Os resultados foram publicados no Journal of Molecular Liquids.

A ferramenta está disponível em carbgen.web.ua.pt.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg