João Mano recebe Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Lorraine
2019-11-28
Investigador do CICECO e diretor do grupo COMPASS irá receber título honorífico a 12 de dezembro.

João Mano vai receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lorraine, em Nancy (França). Investigador do CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro e professor Catedrático no Departamento de Química (DQ) da Universidade de Aveiro (UA), João Mano é uma referência mundial na área da engenharia de tecidos e ciência dos biomateriais. O título honorífico vai ver entregue a 12 de dezembro.

Diretor dos programas de Mestrado e Doutoramento em Biotecnologia da UA, no CICECO João Mano dirige o COMPASS Research Group, fundado em abril de 2016. Os seus interesses atuais de investigação incluem o uso de biomateriais e células para o desenvolvimento de soluções terapêuticas no contexto da medicina regenerativa e personalizada.

Em particular, o seu grupo de investigação tem vindo a aplicar abordagens biomiméticas e nano/microtecnologias, bem como diferentes ferramentas de modificação química, a biomateriais de origem natural para obter dispositivos biomédicos com propriedades estruturais e (multi)funcionais melhoradas, ou na engenharia de microambientes para controlar o comportamento e organização celulares, quer para terapias quer como para a produção de modelos de doenças para a descoberta de novos medicamentos.

João Mano publicou mais de seis centenas de publicações em revistas internacionais e apresentou mais de 100 palestras convidadas em eventos científicos internacionais. Orientou 57 estudantes de mestrado, 22 estudantes de doutoramento e mais de 40 investigadores pós-doutorados.

O investigador tem pertencido ao corpo editorial de cerca de 10 revistas internacionais, é o editor da revista Materials Today Bio (Elsevier) e tem coordenado ou estado envolvido em muitos projetos de investigação nacionais e europeus, incluindo uma bolsa de investigação avançada (ERC-AdG) e outra de prova de conceito (ERC-PoC), financiadas pelo Conselho Europeu de Investigação.

Ligação com o Universidade de Lorraine

A interação de João Mano com a Universidade de Lorraine começou em 2013, com colaborações científicas iniciadas com o grupo de o investigador Franck Cleymand, do Instituto Jean Lamour, na área da “soft-matter” e das nanotecnologias em aplicações biomédicas avançadas.

Do lado pedagógico, João Mano esteve envolvido na criação de uma nova disciplina sobre "Biomimicry: from life to nanotechnological innovations", em funcionamento na École des Mines da Universidade de Lorraine, para alunos de engenharia, desde 2014. Recebeu uma posição de Professor Convidado Internacional, no contexto do fundo "Ambition 2016”, alcançando de seguida o título de Professor@Lorraine, em 2018. Em 2019, foi-lhe atribuída uma prestigiada Cátedra Gutenberg, apoiada pela Região Grande Leste da França, que permitirá reforçar a colaboração com a Universidade de Lorena em 2020.

Este ano a Universidade de Lorraine atribuiu também o Título de Doutor Honoris Causa a Myriam Watthee-Delmotte, professora de Literatura da Universidade Católica da Lovaina (Bélgica) e a Dragan Nesic, professor de Engenharia Eletrónica da Universidade de Melbourne (Austrália).

Na sessão estarão presentes Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, Armando Silvestre, diretor do DQ, e João Rocha, diretor do CICECO.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg