Rob Pullar e Basam Ben-Arfa vencem competição de Ciência da Wiki
2020-02-03
Imagem de Microcristal de hidroxiapatita (HAp) cultivadas em biovidro Si-Ca-Na-P vence concurso de fotos para a ciência na categoria de microscopia.

Rob Pullar e Basam Ben-Arfa, investigadores do DEMaC/CICECO, venceram o concurso internacional de fotos para a ciência - National Wiki Science Competition for Portugal (WSC) - na categoria de microscopia.

A imagem vencedora retrata um “micropear” (um cristal em forma de pêra com cerca de 5 mícrons de altura), feito de nanopartículas de hidroxiapatita (HAp) cultivadas em biovidro Si-Ca-Na-P. Comparativamente, um cabelo humano tem aproximadamente 100 mícron de espessura. A "micropear" resulta da cristalização de nanopartículas de hidroxiapatita (HAp) no biovidro de Si-Ca-Na-P, após imersão em fluido corporal simulado. Neste caso, a HAp formou-se como um microcristal em forma de pêra, que ainda parece ter sido mordida. O biovidro foi feito pelo novo e rápido processo de sol-gel (200 vezes mais rápido) sendo a HAp o principal componente do osso humano. Este biovidro pode ser usado na biomedicina para fazer andaimes (scaffolds) ou bio-implantes para substituir/regenerar o osso danificado.

 

 descrição para leitores de ecrã

Imagem de ecocerâmica biomimética à base de cortiça (CeO2) ficou em segundo no Wiki Science Competition

Ainda no âmbito do WSC, Robert C. Pullar e Rui M. Novais obtiveram o segundo lugar com a apresentação da imagem de uma “ecocerâmica biomimética à base de cortiça (CeO2), uma cerâmica pura, mas com a microestrutura hexagonal do modelo de cortiça sustentável, usada para dividir a água com energia solar concentrada”.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg