Microtecidos 3D vencem Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra 2019
2020-07-08
Projeto liderado por João Mano e Catarina Custódio pretende desenvolver plataformas eficazes para avaliar a toxicidade durante a descoberta e validação de fármacos.

O prestigiado prémio Bluepharma | University of Coimbra Innovation Award é entregue a cada dois anos e distingue projetos científicos de excelência em nível internacional na área de Ciências da Saúde, com alto potencial de transformação em produtos ou serviços.

Na edição de 2019 deste prémio, o júri destacou a originalidade, inovação e potencial criação de valor para a sociedade, do projeto liderado por Investigadores do CICECO, João Mano e Catarina Custódio, selecionado entre 26 candidatos.

A equipa deste projeto, que inclui também Sara Santos, Cátia Monteiro e Inês Deus pretende desenvolver plataformas eficazes como modelos 3D de doenças e para avaliar a toxicidade durante a descoberta e validação de fármacos, tendo ainda o potencial de reduzir o número de animais usados ​​neste tipo de ensaios. Esta tecnologia inovadora de microtecidos 3D humanizados abre uma série de possibilidades para o estudo de doenças e medicina personalizada e, portanto, abordagens terapêuticas direcionadas com alto potencial clínico e de translação.

O projeto foca-se no desenvolvimento de microambientes in vitro que fornecem às células sinais bioquímicos e mecânicos que mimetizam de seu ambiente natural. Isto é conseguido através da manipulação de proteínas isoladas do plasma sanguíneo ou dos tecidos perinatais para preparar uma nova geração de hidrogéis com propriedades mecânicas controladas capazes de encapsular praticamente qualquer tipo de célula

Na cerimónia de entrega do prémio, realizada no dia 7 de julho na Reitoria da Universidade de Coimbra, o Reitor, Prof. Amílcar Falcão, o Dr. Paulo Barradas Rebelo, CEO da Bluepharma, e o Prof. Fernando Seabra Santos, Presidente da júri e ex-reitor da Universidade de Coimbra, enfatizaram a qualidade do projeto e o impacto que ele poderia ter na sociedade.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg