Explorando impressão 3D à base de tintas cerâmicas e metálicas
2020-07-23
José M.F. Ferreira e Bo Nan publicam trabalho desenvolvido em cooperação com Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto na revista Materials Today.

Dois investigadores da Universidade de Aveiro e um da Universidade do Porto publicaram o artigo “3D printing vertically: Direct ink writing free-standing pillar arrays” na revista “Materials Today”, de elevado impacto. O tema relaciona-se com a aplicabilidade da impressão 3D no sector médico.

Em Maio de 2020, foi publicado na revista “Materials Today” (fator de impacto a 5 anos de 32.072), o artigo “3D printing vertically: Direct ink writing free-standing pillar arrays” (https://doi.org/10.1016/j.mattod.2020.01.003) da coautoria do investigador Bo Nan, atualmente em pós-doutoramento na Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, na China, e do docente do José M.F. Ferreira, ambos do DEMaC/CICECO, e do investigador Francisco J. Galindo-Rosales, do CEFT, Departamento de Engenharia Química, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O artigo apresenta vários exemplos de impressão uniaxial e periódica de arranjos de pilares a partir de pastas cerâmica com propriedades viscoelásticas bem controladas. Esta abordagem promissora demonstra a possibilidade de expandir a aplicabilidade da impressão 3D usando graus de liberdade mais versáteis e instruções de impressão mais complexas.

Existem muitas ideias acerca de como usar esse tipo de sistemas para aplicações médicas e outras. Espera-se que este trabalho inovador inspire a comunidade científica e abra caminhos interessantes para o uso de materiais avançados nas áreas da ciência e da tecnologia

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg