João Rocha coordena painel de avaliação de bolsas ERC
2021-04-30
Engenharia de Materiais - desenvolvimento de materiais avançados, será o domínio do painel de bolsas de consolidação.

João Rocha, diretor do CICECO e professor do Departamento de Química, é o novo coordenador do painel de avaliação das prestigiadas Consolidator Grants do Conselho Europeu de Investigação (ERC), PE11 Materials Engineering. O cientista da Universidade de Aveiro (UA) é o único português a coordenar este ano um painel do ERC, em todos os domínios do conhecimento.

“Esta é uma missão de enorme responsabilidade, na qual empenharei o melhor do meu saber, esforçando-me por ser o mais justo e imparcial possível, e procurando identificar as propostas mais inovadoras e originais”, aponta João Rocha que terá em mãos a missão de avaliar as candidaturas a financiamento submetidas por investigadores. Ainda com os coordenadores das Advanced Grants por anunciar, João Rocha é, para já, o único português a coordenar um painel do ERC.

O investigador terá em mãos a missão de coordenar o painel de avaliação das candidaturas submetidas por investigadores, e de recomendar o financiamento daquelas tidas por mais inovadoras e potencialmente disruptivas.

O processo de avaliação desenrola-se em três fases. “Na primeira, o painel identifica as candidaturas mais promissoras, a partir de um sumário alargado de um projeto e do CV dos candidatos”, explica o responsável. As propostas que passam à segunda fase disponibilizam para avaliação um projeto mais detalhado, sendo apreciadas, também, por especialistas externos ao painel. Na terceira fase, descreve, “os candidatos que ultrapassaram as duas fases anteriores apresentam-se perante o painel para responderem a perguntas e defenderem os seus projetos”.

As bolsas do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em inglês) constituem as mais prestigiantes e milionárias bolsas de apoio à atividade científica na União Europeia. Recorde-se que João Mano, Mara Freire, Luís Mafra e Nuno Silva, todos do CICECO, e Sónia Cruz, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, são os cientistas da UA que já conquistaram bolsas da ERC.

Entre ERC Advanced Grant, ERC PoC, ERC Starting Grant e ERC Consolidator, os quatro investigadores já trouxeram para a UA mais de 10 milhões e 800 mil euros de financiamento.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg