João Borges eleito Vice-Presidente da International Younger Chemists Network
2021-05-03
Organização afiliada à IUPAC visa juntar e capacitar os químicos jovens a nível mundial por forma a contribuir para um futuro globalmente sustentável.

João Borges, investigador do CICECO e do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, foi recentemente eleito Vice-Presidente da International Younger Chemists Network (IYCN); organização afiliada à International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC). Assumirá a presidência durante a próxima Assembleia Geral da organização que terá lugar em agosto de 2021.

A Rede Internacional de Químicos Mais Jovens oficialmente criada em 2017, viu a sua constituição ser formalizada com a definição dos estatutos e regulamento interno, da visão e missão na primeira Assembleia Geral de Delegados que teve lugar em Paris, em julho de 2019, integrada no 47.º Congresso Mundial de Química da União Internacional de Química Pura e Aplicada. Esta organização internacional visa juntar e capacitar os químicos jovens a nível mundial por forma a contribuir para um futuro globalmente sustentável (mais informações sobre a IYCN em https://www.iycnglobal.com/).

Investigador auxiliar no Grupo de Investigação COMPASS, do Laboratório Associado CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, e associado ao Departamento de Química da Universidade de Aveiro, João Borges é o primeiro português a assumir o cargo de Vice-Presidente, também designado por Presidente Eleito, da IYCN. Assumirá a responsabilidade de presidir à IYCN, como Presidente, em agosto de 2021 na ocasião da segunda Assembleia Geral da organização, que tem lugar bienalmente.

João Borges integrou já a direção do Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) entre 2016 e 2018, foi delegado português na Rede Europeia de Químicos Jovens (European Young Chemists’ Network – EYCN) no período 2017-2019 e é atualmente membro ativo das equipas de Networks e Global Connections, e liderou a equipa de Conference Presence da IYCN entre 2019 e 2021.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg