Prémio Sociedade Portuguesa de Química na área de Química Inorgânica e Organometálica será entregue durante a 13ª conferência de Química Inorgânica e Bioinorgânica.

O diretor do CICECO, e professor do Departamento de Química da Universidade de Aveiro foi distinguido com o Prémio Alberto Romão Dias, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Química. O Prémio, que distingue este ano João Rocha, é atribuído bienalmente a um químico que se tenha distinguido pela alta qualidade, originalidade e autonomia do trabalho de investigação, desenvolvido em Portugal, na área de Química Inorgânica e Organometálica.

O Prémio será entregue durante a conferência da Divisão de Química Inorgânica e Bioinorgânica da SPQ (http://13ibcc.events.chemistry.pt), ocasião em que o premiado proferirá uma Lição Convidada.

O Prémio Alberto Romão Dias foi instituído pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) em 2009.

O investigador e professor da UA passou, recentemente, a ser o novo coordenador do painel de avaliação das prestigiadas Consolidator Grants (CoG) do European Research Council (ERC), PE11 Materials Engineering, único português a coordenar este ano um painel CoG do ERC, em todos os domínios do conhecimento. As bolsas do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em inglês) constituem as mais prestigiantes e vultuosas bolsas de apoio à atividade científica na União Europeia.

João Rocha é também o novo secretário do Conselho dos Laboratórios Associados (comissão instaladora) nacionais, sucedendo a Alexandre Quintanilha e a José Manuel Mendonça.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg