Mariela Nolasco distinguida pelo ISIS Neutron and Muon Source
2021-10-18
Prémio Impacto na Sociedade reconhece a investigação com impacto societal significativo.

Investigadora do CICECO, Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) em caracterização da estrutura e dinâmica dos polímeros, incluindo polímeros naturais e polímeros sintéticos de base biológica, Mariela Nolasco foi distinguida com um prémio Impacto na Sociedade do ISIS Neutron and Muon Source, Reino Unido. O prémio reconhece a investigação com impacto societal significativo.

“Significa um grande privilégio ser reconhecida numa área que tanto me fascina. É uma grande conquista e reconhecimento em relação ao trabalho científico que tenho vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos usando a Difusão Inelástica de Neutrões (INS) combinada com cálculos de Química Computacional (discretos e periódicos)”, comenta Mariela Nolasco. “É com grande orgulho e expectativa que espero servir de inspiração a uma geração vindoura de cientistas que queiram trabalhar afincadamente nesta área”, complementa.

A distinção atribuída incide sobre um conjunto de projetos submetidos ao ISIS/STFC Rutherford Appleton nos quais Mariela foi Investigadora Principal. Estes visaram a caracterização da estrutura e dinâmica dos polímeros, incluindo polímeros naturais (por exemplo, celulose e celulose bacteriana) e polímeros sintéticos de base biológica (poliésteres de furanodicarboxilato). A principal estratégia utilizada na obtenção da correlação estrutura-propriedades em materiais poliméricos utiliza a Difusão Inelástica de Neutrões (INS) combinada com cálculos da Teoria do Funcional de Densidade (DFT) discretos e periódicos (que inclui CASTEP). Essa combinação é ideal para auxiliar na elucidação dos dados medidos ou, ao contrário, como método de validação de modelos teóricos. CASTEP – é um código que permite calcular propriedades de materiais, recorrendo à Teoria do Funcional de Densidade (DFT), as quais podem ser correlacionadas directamente com observações experimentais.

A caracterização estrutural por diversas técnicas experimentais e cálculos discretos foram efetuados no CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro pelos grupos de Investigação BioPol4fun-Innovation in Biopolymer based Functional Materials and Bioactive Compounds e Computational Spectroscopy. O registo de espectros INS bem como os cálculos periódicos foram efetuados, respetivamente, no instrumento científico TOSCA e Cluster Computacional SCARF, ambos disponíveis na infraestrutura ISIS/STFC Rutherford Appleton, Reino Unido. SCARF – é a infra-estrutura de supercomputação acolhida no Rutherford Appleton Laboratory que permite cálculos intensivos de elevada performance disponível aos cientistas que necessitam de utilizar ferramentas de simulação para explicar os fenómenos observados e medidos experimentalmente na infra-estrutura ISIS e outras semelhantes.

O instrumento científico TOSCA foi o apropriado para esta tarefa pois oferece excelente resolução na região de transferência de baixa energia, dado que os modos vibracionais de baixa frequência/grande amplitude são fundamentais para se perceber a dinâmica destes materiais. A sua utilização é feita por cientistas de todo o mundo através de um concurso competitivo para atribuição de tempo de feixe.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg