a química das coisas

quimica das coisas

 

coordinator

Paulo Ribeiro Claro

 

descrição do projecto

"A Química das Coisas" pretende desmascarar a química escondida no nosso dia a dia e mostrar como os desenvolvimentos recentes desta Ciência contribuem para o bem-estar da Sociedade.

É usual a confusão entre substância química e substância tóxica, irritante, cancerígena. Uma confusão que veicula a ideia de que a Química contribui para todos os males do mundo moderno, de que tudo o que é químico é artificial ou antinatural, como se na Natureza não houvesse substâncias ou compostos químicos.

Mas tudo à nossa volta, na Natureza e fora dela, é constituído por "químicos". A água é uma substância química, o ar que respiramos é uma mistura de substâncias químicas, o sal é uma substância química, o nosso estômago digere os alimentos com auxílio de várias substâncias químicas, a digestão decompõe os alimentos nos seus vários constituintes químicos e estes depois entram no sangue, onde já existem inúmeras outras substâncias químicas.

Mas se a química faz parte da Natureza e da Vida, ela também faz parte integrante da Sociedade moderna. Hoje em dia, já ninguém imagina viver sem a segurança dos compostos químicos "antibióticos", sem o prazer das cores das substâncias químicas "corantes", sem a higiene proporcionada pelas substâncias químicas "detergentes", sem a comodidade dos polímeros "plásticos", sem o conforto das modernas "fibras têxteis". A verdade é que a Química está à nossa volta e faz parte das nossas vidas.

Este projeto foi produzido no âmbito do Ano Internacional da Química 2011 e financiado pelo COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade e pelo Ciência Viva, Programa Media Ciência.

 

Mais informações em: http://www.aquimicadascoisas.org/

 

Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg