A primeira edição da Série de Seminários NanoEnviroHealth decorreu a 20 de maio de 2026, na Universidade de Aveiro, reunindo investigadores e estudantes de diversas áreas científicas para explorar os avanços e desafios emergentes na ciência dos materiais na interseção entre o ambiente e a saúde humana.
O evento contou com quatro oradores a apresentarem investigação de ponta:
- Radja Megherbi (Universidade de Ciência e Tecnologia de Oran M. Boudiaf, Argélia) abordou a química dos polímeros e dos materiais à base de biopolímeros;
- Jaime Cuadra (DEMAT-CICECO) apresentou um trabalho sobre filtros fotocatalíticos impressos em 3D para processos de oxidação avançada no tratamento de efluentes agrícolas e industriais;
- Beatriz Sousa (DQ-CICECO) abordou as membranas híbridas de GO/MoS para deteção ótica e remoção de contaminantes em alimentos e água; e
- Ana Teresa Reis (INSA, Porto) abordou os desafios e lacunas atuais na avaliação nanotoxicológica.
A sessão terminou com uma mesa-redonda intitulada "Dos Materiais ao Impacto: Unir Ambiente e Saúde", moderada por Tito Trindade (DQ-CICECO).
"Iniciativas como a NanoEnviroHealth são essenciais para criar um diálogo significativo entre diferentes áreas científicas e incentivar abordagens colaborativas aos desafios ambientais e de saúde da atualidade. Para além do conhecimento científico partilhado, estes eventos são também oportunidades valiosas para aprender com diferentes perspetivas, construir ligações e inspirar futuras colaborações", reflete Cláudia Batista Lopes, coordenadora dos Seminários NanoEnviroHealth.
A Série de Seminários NanoEnviroHealth conta com o apoio do projeto MIXING-TOX (2022.03491.PTDC), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Artigos Relacionados
Usamos cookies para atividades de marketing e para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar em “Aceitar Cookies” você concorda com nossa política de cookies. Leia sobre como usamos cookies clicando em "Política de Privacidade e Cookies".














