A Tabela (é mesmo) Periódica no Pavilhão do Conhecimento
2013-12-11
Vídeo com coordenação de Paulo Ribeiro Claro ajuda a desvendar os segredos dos elementos químicos

Chama-se A Tabela (é mesmo) Periódica, é um vídeo de divulgação científica com a autoria da Universidade de Aveiro e está a ser exibido, de forma permanente, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Produzido pela mesma equipa d'A Química das Coisas, com coordenação de Paulo Ribeiro Claro (investigador do CICECO e docente no Departamento de Química da UA), e desenvolvido pelo Science Office, o filme de sete minutos mostra tudo o que sempre se quis saber sobre a Tabela Periódica: porque tem esta forma, como são organizados os elementos químicos e como se combinam ou…nem por isso!

“É um vídeo destinado ao cidadão comum, que já viu ou, pelo menos, já ouviu falar da Tabela Periódica, e quer perceber de que se trata”, explica Paulo Ribeiro Claro. A ideia do vídeo pairou durante anos na cabeça do investigador que tem dedicado boa parte da carreira à divulgação científica. “E a oportunidade de o realizar surgiu no âmbito do projeto A Química das Coisas. A boa gestão dos recursos permitiu financiar a produção deste vídeo adicional”, congratula-se.

Membro da Euroscience - Associação Europeia para a Promoção da Ciência e da Tecnologia, Paulo Ribeiro Claro já foi Secretário-Geral da Sociedade Portuguesa de Química entre 2007 e 2009. Atualmente o investigador é o coordenador nacional das Olimpíadas de Química.

A Tabela (é mesmo) Periódica é parte integrante do projeto A Química das Coisas e foi produzido pelo Science Office para a academia de Aveiro, no âmbito do Ano Internacional da Química 2011. O filme foi financiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade e pelo programa Ciência Viva, Programa Media Ciência.

 

Veja mais em: www.ciceco.ua.pt/a-tabela-e-mesmo-periodica

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg