Resumo
A presente invenção diz respeito à formulação e preparação de materiais compósitos baseados em materiais lenhocelulósicos incorporando materiais de mudança de fase com vista à sua aplicação em isolamento térmico e armazenamento reversível de energia. Os materiais lenhocelulósicos conferem ao compósito propriedades de isolamento térmico, proporcionando também um suporte para o material de mudança de fase que permite estruturá-lo e sustentá-lo quando em fase líquida bem como eliminar os inconvenientes relacionados com a variação de volume resultantes da mudança de fase. O material de mudança de fase pode ser incorporado em quantidades elevadas nestes compósitos conferindo-lhes uma importante capacidade de armazenamento reversível de energia. O compósito resultante permite obviar aos principais problemas associados à utilização de materiais de mudança de fase em diversas aplicações e unir num único material as características de isolante térmico e de armazenamento de energia.
Aspetos inovadores & principais vantagens
O material consiste em compósitos á base de cortiça ou de resíduos de madeira combinados com materiais de mudança de fase parafínicos que conciliam as capacidades de isolamento da cortiça ou da madeira, com a capacidade do material de mudança de fase para retardar a transferência da onda de calor e absorver o excesso de calor que pode depois ser reposto quando a temperatura descer abaixo do ponto de fusão do material de mudança de fase. Estes materiais podem, assim, simultaneamente isolar e minimizar as oscilações de temperatura, permitindo uma proteção dos bens a acondicionar, ou melhorar o conforto térmico de uma habitação.
Aplicações
Os materiais protegidos por esta patente são novos isoladores térmicos ativos à base de compósitos de cortiça ou de madeira. Podem ser usados tanto na construção ou em alojamento temporário, bem como para acondicionamento, por empresas que operam nestas áreas de atividade.