
estrutura da investigação
O CICECO organiza-se em 4 linhas (eixos temáticos transversais aos grupos) e 6 grupos de investigação focados, respectivamente, em desafios societais e em materiais. O conceito de "Sustentabilidade" será central na nossa acção, enquanto que a modelação por computador será ubíqua. Os seguintes grupos (G) e linhas (L) são estruturas flexíveis, e não rígidas, promotoras da colaboração interna:
linhas de investigação
grupos de investigação
objectivos gerais
Desenvolver-se-ão materiais cerâmicos e inorgânicos, matéria mole, biopolímeros e híbridos orgânico-inorgânico, preparados e processados à "escala adequada", ou hierarquicamente estruturados, frequentemente multifuncionais. Entre as suas aplicações incluem-se:
- Fotónica verde, e.g., iluminação do estado sólido, conversão fotovoltaica, comunicação e detecção ópticas.
- Conversão e armazenamento de energia, incluindo células solares, armazenamento de calor/frio, conversão magnetocalórica e termoeléctrica, condensadores, pilhas de combustível e pertinente separação de O2 e CO2 para processos de oxi-combustão, ou outros com baixa emissão de CO2.
- Sistemas com melhorada resistência à corrosão, propriedades mecânicas/térmicas e capacidade de detecção e medição.
- Fraccionamento, transformação química/bioquímica da biomassa em químicos, fuels, e (nano)materiais, à escala laboratorial, piloto e industrial, acrescentando valor aos recursos agroflorestais.
- Valorização de resíduos industriais e electrónicos; processos de reciclagem de produtos em fim de vida e de aterros, com ênfase nas espécies metálicas e terras raras; minimização de impactes (análises de ciclo de vida) na concepção de produtos cerâmicos e cimentíceos.
- Medicina regenerativa.
- Hipertermia, libertação de fármacos, imagem e remediação ambiental.
- Métodos analíticos para estudo da biotoxicidade de biomateriais e sua interacção com os organismos vivos, risco ambiental de materiais e diagnóstico de doenças.
|