CICECO no ICCT 2025: Liderança Científica em Termodinâmica Química
A conferência reforçou a posição de Portugal na comunidade global da termodinâmica e proporcionou uma plataforma para o intercâmbio científico em todas as fases da carreira. O envolvimento dos investigadores na organização e no programa científico garantiu uma forte representação institucional.O CICECO e a Universidade de Aveiro participaram ativamente na 27ª Conferência Internacional da IUPAC sobre Termodinâmica Química (ICCT 2025), que decorreu de 20 a 24 de julho de 2025 na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Uma equipa de investigadores do CICECO participou no ICCT 2025, contribuindo com apresentações orais e em poster em diversas sessões temáticas. A sua participação abrangeu áreas-chave como a energia e a sustentabilidade, equilíbrios de fases, materiais biológicos e farmacêuticos, fluidos iónicos e solventes eutéticos profundos, alinhando com os principais domínios de investigação do CICECO.
De acordo com o Dr. Filipe Sosa, o ICCT 2025 foi um evento cientificamente enriquecedor e estimulante. Juntamente com estudantes de doutoramento e de mestrado, apresentou trabalhos abordando propriedades fundamentais e aplicações práticas de solventes alternativos, desde a sua caracterização físico-química até à sua utilização em processos de extração e membranas. "O evento destacou a relevância de Portugal na comunidade termodinâmica internacional", observou.
A Doutora Inês Vaz, participante e membro da comissão organizadora, apresentou uma comunicação oral na sessão Instrumentação e Métodos, focada na aplicação da calorimetria de titulação isotérmica no estudo da extração de metais com recurso a solventes eutéticos. Presidiu também a uma sessão sobre Equilíbrios de Fases e Propriedades de Fluidos. A Dra. Vaz destacou a qualidade científica da conferência e o ambiente colaborativo, que promoveu o diálogo aberto e a troca de conhecimentos.
O Professor João A. P. Coutinho, Diretor do CICECO, desempenhou um papel de liderança no evento, desempenhando as funções de Copresidente da Comissão Organizadora Local e de membro do Conselho Consultivo Científico, contribuindo assim para a direção científica e a coordenação estratégica da conferência.
O ICCT 2025 reforçou a relevância da termodinâmica química como base para aplicações emergentes em tecnologias sustentáveis, design de materiais e inovação de base biológica. O evento proporcionou também uma importante plataforma para o networking científico, incluindo uma sessão de pósteres e um programa social que promoveu a colaboração entre investigadores em início de carreira e investigadores seniores.
Pode ver mais sobre o evento em: https://icct2025.events.chemistry.pt/