Resumo
A presente invenção diz respeito a um novo equipamento biomédico e método de personalização de materiais baseado no diagnóstico da biofuncionalidade das células fotoreceptoras, através da realização de testes oftalmológicos de visão cromática dos utilizadores, de modo interactivo e não invasivo, no equipamento “Cabine Integrada de Análise Clínica da Visão” adaptado às diferentes condições ergonómicas e estados de saúde dos pacientes, nos quais se incluem utilizadores idosos, portadores de deficiências temporárias ou permanentes, adultos ou crianças. O método consiste em diversas acções que servem para diagnosticar a biofuncionalidade das células retinais fotoreceptoras (cones L, M e S) e utilizar os dados biométricos obtidos em rede ocular neural (óptica) multimédia para implementar uma função associada à biofuncionalidade retinal do utilizador. A invenção tem aplicação na produção de materiais (produtos) personalizados com base na capacidade visual cromática dos seus utilizadores finais e como suporte à telemedicina oftalmológica.
Aspetos inovadores & principais vantagens
A presente invenção refere-se a um novo dispositivo biomédico “Cabine Integrada de Análise Clínica da Visão“ e a um método de personalização de exames oftalmológicos de visão cromática, de forma interativa e não-invasiva. Em vez dos testes usuais de percepção cromática, realizados com base na ordenação de pedras coloridas, nesta invenção os testes computacionais de visão cromática são utilizados com o objetivo de identificar as coordenadas de cor preferenciais de cada utilizador especificamente, em suporte multimédia.
O método contribui para a acompanhamento da saúde ocular através do diagnóstico precoce de doenças visuais e incapacidades, o que pode ser útil para a prevenção da cegueira evitável.
Aplicações
Dispositivos biomédicos.