Resumo
A presente invenção diz respeito a um novo processo de fabrico de cerâmicos macroporosos com tamanhos médios de poro superiores a 100 micra e estruturas porosas adequadas para diversos tipos de aplicações em implantologia, filtração, isolamento térmico, queimadores de gás, suportes de catalisadores, etc.
O processo baseia-se na adição de agentes tensoactivos e formadores de espuma, e de substâncias à base de amido, a uma suspensão do material cerâmico.
A agitação da suspensão origina a formação de uma espuma abundante, a qual é depois consolidada por aquecimento devido à ação gelificante do amido.
A queima posterior das substâncias orgânicas e a sinterização permitem obter as estruturas porosas com um elevado grau de interconectividade.
Aspetos inovadores & principais vantagens
A presente invenção vem no seguimento da Patente Portuguesa Nº 101 910 de 29/08/96, na qual grânulos de amido foram, pela primeira, vez utilizados como agentes de consolidação directa de suspensões e formadores de poros. O tamanho dos poros formados estava, contudo, limitado ao tamanho dos grânulos de amido, sendo considerado insuficiente para o tipo de aplicações que motivaram o desenvolvimento da presente invenção, tais como filtração, queimadores de gás e implantologia. Por isso, recorreu-se à adição de agentes formadores de espumapara gerar poros de grandes dimensões. Por outro lado, à excepção da Patente Portuguesa Nº 101 910 de 29/08/96, da qual a presente invenção é uma continuação natural, nenhuma outra patente propôs o uso do amido como agente de consolidação. A presente invenção combina as vantagens da gelificação do amido para fixar a estrutura das espumas constituídas por poros de várias centenas de micrómetros, constituindo novidade e superando o estado da arte.
Aplicações
As estruturas porosas formadas pelo método patenteado podem encontrar aplicações em diversos campos, incluindo filtração, queimadores de gás, isolamento térmico, e implantologia, quando fabricados a partir de materiais bioactivos e reabsorvíveis com composição adequada para serem usados como substitutos de enxertos de osso.