Resumo
A presente invenção refere-se a um bloco cerâmico muito poroso (compósito celular) para construção de alvenarias, à base de cimento de fosfato de magnésio, com uma resistência mecânica raramente encontrada em produtos com porosidade comparável e baixa densidade, actuando como isolante térmico e rede de absorção sonora. Ao associar a versatilidade de fabrico e a resistência ao fogo, com a funcionalidade construtiva assegurada pelo design das peças, este bloco pode ser utilizado na construção civil como bloco de vedação e envolvente de instalações (ex. hidro-sanitárias, gás e electricidade, telecomunicações), oferecendo facilidade construtiva, conforto por isolamento térmico e absorção sonora, e protecção ao fogo. O uso deste bloco resulta em eficiência energética pelo melhor desempenho térmico das edificações, redução de custos do orçamento por metro linear construído pela facilidade de quantificação de blocos requeridos, e a possibilidade de realizar construções rápidas, com flexibilidade arquitectónica, contribuindo para uma pós-modernidade sustentável.
Aspetos inovadores & principais vantagens
Linha de blocos de construção pré-fabricados com várias funcionalidades que explora a produção fácil de artefactos cerâmicos porosos à base fosfato de magnésio. Os blocos de construção cumprem, simultaneamente, os requisitos de resistência mecânica e segurança contra fogo, bem como conforto térmico e acústico humano, resultando em “edifícios que respiram”, com eficiência energética melhorada e orçamento reduzido por metro linear construído, com flexibilidade arquitetónica e de design.
Aplicações
Os blocos pré-fabricados podem ser usados em paredes divisórias e podem acomodar redes de distribuição de serviços públicos (hidro-sanitárias, gás, electricidade, telecomunicações). A facilidade de produção permite a inclusão de sistemas de encaixe que resultam numa construção do tipo “Lego” com reduzido uso de argamassa.
Inventores
Segadães, Ana; Morelli, Márcio; Zurba, NadiaNossos Inventores
Titulares
Fundação Unversidade Federal de São CarlosUniversidade de Aveiro