Resumo
A presente invenção diz respeito a um método de previsão da formação de depósitos parafínicos em petróleos brutos durante as operações de extração, transporte e armazenamento.
Frequentemente os petróleos contêm quantidades apreciáveis de n-alcanos pesados que com o arrefecimento ou a libertação de gases devido ao abaixamento de pressão, durante a exploração ou transporte têm tendência a depositar-se nos jazigos e oleodutos sob a forma de ceras.
A presente invenção descreve um método que permite prever as condições para a ocorrência de depósitos parafínicos em petróleos brutos a partir do conhecimento de um número reduzido de caracteristicas do petróleo: teor em parafinas e decaimento da composição em parafinas pesadas obtidas por uma análise composicional.
Esta informação é usada para criar um fluido fictício que em termos de equilíbrio de fases se comporta como o fluido real.
Usando uma equação de estado para descrever as fases fluídas e um modelo de composição local para descrever as fases sólidas podem prever-se as condições em que um petróleo bruto formará depósitos sólidos.
O método da presente invenção permite ainda prever a fração de sólidos formada, a sua composição e a composição de fases fluídas. Este método tem a vantagem de ser predictivo, requerer uma quantidade mínima de informação e ser bastante fiável.
Aspetos inovadores & principais vantagens
Esta metodologia permite a previsão da precipitação de ceras parafínicas a partir de petróleos em bruto, ou de misturas de hidrocarbonetos em geral, quando submetidos a uma determinada pressão e temperatura, necessitando apenas do conhecimento da concentração e distribuição dos n-alcanos no fluido. Esta é a única metodologia puramente preditiva disponível para este fim.
Aplicações
Para ser usado na indústria do petróleo, por equipas de garantia de escoamento, para apoiar a conceção dos oleodutos de exploração e transporte de petróleo bruto ou de hidrocarbonetos refinados. Também terá interesse para as empresas de desenvolvimento de softwares de simulação destinados aà indústria petrolífera.
A metodologia descrita nesta patente foi implementada e está atualmente em uso em múltiplos simuladores privados e comerciais (Multiflash de Infochem / KBC, Schlumberger...)