Resumo
Processo para a preparação de um material nanocristalino que abrange, pelo menos, um primeiro ião e, pelo menos, um segundo ião diferente do primeiro ião, no qual, pelo menos, o primeiro ião é um ião metálico.
O processo compreende o contacto de um complexo de metal, que compreende o primeiro e o segundo iões, com um adequado meio de dispersão, para formar o material nanocristalino, em que o meio de dispersão está a uma temperatura que permite a formação do material nanocristalino por pirólise, quando em contacto com o complexo de metal.
Aspetos inovadores & principais vantagens
A invenção descreve um novo processo para a preparação de materiais nanocristalinos, compreendendo pelo menos um primeiro ião e pelo menos um segundo ião diferente do primeiro ião, e em que pelo menos o primeiro ião é um ião metálico. O método de síntese estabelece uma abordagem original, isto é, a utilização de compostos de coordenação como precursores unimoleculares, como um processo alternativo para a preparação de nanopartículas de alternativo para a preparação de nanopartículas de alta qualidade de sólidos relevantes, tais como compostos de semicondutores binários (quantum dots), usando a decomposição térmica de tais precursores e utilizando um solvente adequado, como o meio de dispersão. Os materiais nanocristalinos podem ser obtidos sob a forma de nanopartículas coloidais ou como pós dispersáveis em solventes adequados.
Aplicações
A invenção pretende ultrapassar problemas associados aos processos precedentes para a fabricação de materiais nanocristalinos, nomeadamente evitando o uso de compostos pirofóricos a alta temperatura e precursores moleculares difíceis de manusear. O processo tem potencial para “scale-up” e aplicado a uma variedade de compostos precursores, permitindo a produção de uma vasta gama de materiais nanocristalinos, que formam a base de uma série de aplicações em nanotecnologia atualmente utilizadas ou com potencial para futuros desenvolvimentos.