Resumo
A invenção apresentada é destinada a um microeléctrodo seletivo de iões de contacto sólido em forma de agulha em que de preferência, mas não limitado a esse, o comprimento do ponto de medição é igual ou inferior a 10 micrómetros, em particular entre 0,5 - 10 micrómetros, a um método para produção desse eléctrodo e utilização de um microeléctrodo selectivo de iões de contacto sólido como eléctrodo de trabalho em diferentes sistemas de medição com varrimento, tais como SECM, SIET, MIFE e outros, para medir a actividade(concentração) de diferentes iões nos modos de varrimento tridimensional, bidimensional, perfil vertical ou horizontal e medidas pontuais ou ponto por ponto sobre uma superfície activa. Por exemplo, a presente invenção pretende substituir os microeléctrodos de capilar de vidro utilizados em medidas localizadas. O microeléctrodo da invenção apresentada difere nos seus princípios de construção e de produção em oposição a outros eléctrodos selectivos de iões de contacto sólido. A invenção descreve um substrato rígido electricamente condutor em forma de agulha (1); uma camada de isolamento (4), excepto na extremidade do referido substrato (3); uma camada electricamente condutora (6); e uma camada de membrana seletiva de iões (7).
Aspetos inovadores & principais vantagens
Este novo microeléctrodo seco que pode ser usado para medir a localização e a concentração de iões pode, também, ser utilizado para aplicações na investigação biomédica. É mais robusto que os microeléctrodos atuais (que utilizam vidro em vez de metal). Sua estabilidade é, também, maior, além do seu custo não dever ser superior. Os microeléctrodos atuais, em vidro (com fluido contendo iões no seu interior) não são um sucesso comercial porque não resistem ao transporte.
As vantagens dos microeléctrodos desta invenção são a robustez, o maior tempo de vida, o tempo de resposta mais rápido e uma gama mais ampla de funcionamento linear em termos da concentração de iões. Estas vantagens cobrem todas as características de base dos elétrodos seletivos de iões.
Aplicações
Equipamentos de laboratório e investigação biomédica.
Do ponto de vista comercial, a presente invenção é de interesse para as empresas que vendem (e produzem) microeléctrodos para medições localizadas, reagentes e cocktails líquidos para elétrodos seletivos de iões. Empresas selecionadas que produzem equipamentos para eletroquímica localizada e reagentes para elétrodos seletivos de iões:
Applicable Electronics Inc., USA (www.applicableelectronics.com).
Uniscan Instruments, UK (www.uniscan.com).
Microprobe Inc., USA (www.microprobes.com).
World Precision Instruments, USA (www.wpiinc.com).
Sigma-Aldrich (www.sigmaaldrich.com).
Cleangrow, UK (www.cleangrow.com).