Resumo
A presente invenção refere-se a filmes de conversão baseados em hidróxidos duplos lamelares (HDLs) que são obtidos a partir de um processo hidrotérmico simples. Dependendo das condições utilizadas no processo e dos substratos utilizados, diferenciação da morfologia dos filmes à escala micrométrica pode ser obtida. Os filmes obtidos apresentam pela primeira vez a funcionalidade de protecção activa contra a corrosão associada com a intercalação dos inibidores de corrosão na estrutura dos HDLs. O desempenho anticorrosão deve-se à libertação controlada de inibidores, acompanhada do aprisionamento de espécies agressivas para o substrato (cloretos) nos HDLs. A presente invenção é útil para aplicação industrial na área da protecção contra a corrosão de substratos metálicos.
Aspetos inovadores & principais vantagens
Esta patente descreve a metodologia para o crescimento de filmes de conversão com base em hidróxidos duplos lamelar (HDLs) diretamente sobre o substrato metálico. O principal conceito explorado nesta patente é a extrapolação de HDLs como nanocontentores na forma de partículas para um reservatório na forma de filme. A proteção contra a corrosão ativa efetuada pela liberação controlada de inibidores de corrosão e aprisionamento subsequente de cloretos agressivos em filmes de conversão HDLs é demonstrado pela primeira vez.
Aplicações
Estes revestimentos podem ser aplicados em diferentes ramos da indústria, da indústria automóvel à indústria aeronáutica, atividades marítimas (estruturas offshore, navios), bem como em aplicações biomédicas (implantes metálicos).