Resumo
A presente invenção apresenta aluminatos luminescentes de berílio, magnésio, cálcio, estrôncio ou bário dopados com cério (III) encapsulados com TiO2, cujos nanomateriais inorgânicos apresentam novas propriedades multifuncionais, nomeadamente com acção fotocatalítica antimicrobiana, antibacteriana e resistência à água. O processo de encapsulamento de tais aluminatos envolve a dissolução do agente passivante, titanato de sódio (Na2TiO3), em condições de PH controlado, de modo a que as espécies de titânia sejam adsorvidas na superfície dos aluminatos através de ligações insaturadas dos átomos superficiais. Os referidos aluminatos luminescentes encapsulados com TiO2 podem ser amplamente utilizados como superfícies higiénicas, auto-limpantes, no domínio de sistemas construtivos, sistemas biomédicos, sistemas aquáticos ou de elevada humidade, medicamentos antibióticos e como biomateriais.
Aspetos inovadores & principais vantagens
A hidrólise dos materiais luminescentes, quando em contacto com a água é um problema. Encapsulamento das partículas luminescentes de aluminatos alcalino-terrosos com nanocápsulas de TiO2, impede a degradação dos materiais e confere-lhes novas e acrescidas multifuncionalidades, nomeadamente, em termos de actividade fotocatalítica, antimicrobiana e antibacteriana, bem como propriedades de resistência à água.
Aplicações
Os materiais encapsulados-TiO2 podem ser amplamente utilizados em superfícies higiénicas auto-limpantes, sistemas de construção civil, sistemas biomédicos, sistemas aquáticos ou de elevada humidade, antibióticos, vacinas e biomateriais.