Mariana Oliveira conquista bolsa Dr. Bragança Parreira / Roche 2022 da SPD
2022-03-25
Sociedade Portuguesa Diabetologia distingue projeto inovador na área da tecnologia em Diabetes onde se exploram novos dispositivos baseados em células estaminais.

O projeto “Dispositivos baseados em células estaminais mesenquimais como indutores de imunossupressão localizada em contexto de transplantação de ilhéus pancreáticos alogénicos”, liderado pela investigadora Mariana B. Oliveira, venceu a bolsa na área de Tecnologias para Diabetes no concurso “Bolsas e Prémios 2022” da Sociedade Portuguesa Diabetologia (SPD): https://www.spd.pt/#/vencedores-premios-e-bolsas-spd-2022.

A abordagem proposta pretende testar a eficácia de dispositivos baseados em células na promoção da aceitação de transplantes de ilhéus pancreáticos provenientes de dadores que não o próprio (transplante alogénico). O transplante de ilhéus pancreáticos, ainda considerada uma técnica maioritariamente experimental e com sucesso limitado a alguns anos pós-transplante, é recomendada para indivíduos diabéticos com elevada dificuldade em controlar a glicemia através da administração de insulina exógena. A estratégia proposta tem em vista a redução substancial ou eliminação da toma de imunossupressores sistémicos pelos pacientes transplantados. Este tipo de fármacos, tomados durante toda a vida dos doentes para prevenir a rejeição do tecido transplantado. No entanto, a toma continuada está associada a elevada toxicidade, bem como a efeitos colaterais que incluem estados de supressão imunológica associados ao aumento de suscetibilidade a infeções e doenças oncológicas, entre outras doenças graves.

O trabalho que será executado no âmbito desta bolsa está diretamente relacionado com o plano doutoral da aluna Ana Rita Sousa.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg