
CICECO marcou presença na Alfândega do Porto nos dias 4 e 5 de abril para o Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola. O evento, direcionado a alunos, professores e cientistas, contou com diversas atividades e demonstrações, tendo como principal objetivo a partilha de conhecimento.
O fórum reuniu membros dos Clubes Ciência Viva na Escola (atualmente 896 clubes) e os seus parceiros, incluindo instituições de investigação, centros Ciência Viva, museus e organizações não-governamentais. No rés-do-chão da Alfândega do Porto, decorreram exposições de escolas e respetivos parceiros, que apresentaram os seus projetos nesta “Exposição de Ciência”.
A Ciência Viva destaca que esta iniciativa se destina a “toda a comunidade educativa: professores, educadores, alunos de todas as idades, níveis e tipos de ensino, encarregados de educação, famílias e outros atores educativos”, sendo “uma oportunidade única para alargar e reforçar redes de trabalho e parcerias”.
Representando o CICECO e o seu trabalho, os investigadores Bernardo Tavares, Marinélia Capela e Inês Vilarinho dinamizaram sessões interativas para o público mais jovem, dando a conhecer alguns exemplos da investigação realizada no instituto. Na sexta-feira, dia 4 de abril, os visitantes puderam aprender mais sobre a transformação de resíduos em grés porcelânico (mais); no sábado, dia 5 de abril, o tema foi a aplicação de sensores de diamante em capacetes de bombeiros (mais).
Além das exposições, o evento contou com sessões plenárias e paralelas. A abertura do fórum, a 4 de abril, contou com a intervenção do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre. As sessões paralelas abordaram temas como “o mundo das plantas”, “a química das estrelas” e como “a ciência faz bem à saúde”.
Artigos Relacionados
Usamos cookies para atividades de marketing e para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar em “Aceitar Cookies” você concorda com nossa política de cookies. Leia sobre como usamos cookies clicando em "Política de Privacidade e Cookies".