REAP - Reciclagem e Reembolso de Embalagens de alumínio e PET - sistema piloto
tipo de financiamento Other National
programa EEA Grants Mechanism 2009-2014
acrónimo/
referência
REAP
referência alternative 09_Call#1_REAP
grupo(s) de investigação 4 - biorrefinarias, materiais de origem biológica e reciclagem;
período de execução 2020-10-01 - 2023-09-30 ( 36 Meses )
resumo/
palavras-chave
O projeto a implementar tem como princípio base a possibilidade dos alunos e trabalhadores da UA poderem ser reembolsados por cada garrafa ou lata que devolvam. Esta devolução será feita em equipamentos dedicados e adquiridos no âmbito do projeto. O valor do reembolso deverá ser creditado no Cartão Único da UA, o qual já está associado aos sistemas de acessos e pagamentos da instituição.

É esperado que, havendo uma separação dedicada, com um menor grau de contaminação, o produto resultante da recolha possua uma qualidade superior e se assista a um aumento da recolha seletiva de PET e alumínio. A avaliação ambiental do projeto piloto será realizada através duma análise de ciclo de vida.

O produto resultante da implementação do projeto piloto terá dois destinos diferenciados, a saber:

1.Indústria recicladora e produtora de embalagens de PET e de alumínio. Será incentivada a incorporação destes materiais provenientes do sistema piloto da UA, na respetiva cadeia de produção.

2.Reciclagem para fins de demonstração e inovação. Pretende-se adquirir equipamentos que permitam a transformação do PET em matéria prima adequada para projetos de investigação na área de impressão 3D, na incorporação em novos materiais, a produção de novos produtos (embalagens) e a avaliação da sua qualidade, promovendo e apoiando o sector da reciclagem e o mercado de matérias primas secundárias.

O projeto tem uma forte vocação social, na medida em que se pretende que as contrapartidas financeiras provenientes do encaminhamento do produto recolhido sejam canalizadas para a Acão Social Escolar, traduzindo-se num apoio direto aos alunos carenciados da UA.

Para a implementação deste projeto a UA terá como parceiro a empresa Norueguesa INFINITUM, com vasta experiência na implementação do sistema de recolha com reembolso na Noruega.
coordenador
/ip local
Ana Velosa (UA)
ciceco status Parceiro
instituíção proponente Universidade de Aveiro (UA)
instituições participante(s) Infinitum AS
participação industrial Sim
parceiro(s) internacional Sim
orçamento total 935.599€
centro de custos 3.64.263
publicações
Adicionar uma nova publicação / Add new Publication
Adicionar uma nova publicação / Add new Publication
Adicionar uma nova publicação / Add new Publication
Adicionar uma nova publicação / Add new Publication
Adicionar uma nova publicação / Add new Publication
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg